Giro

Covid-19: Mídias sociais ajudam a evitar o extremo isolamento social, diz pesquisa

Crédito: Pixabay/Engin_Akyurt

A pandemia de Covid-19 incentivou o isolamento social (Crédito: Pixabay/Engin_Akyurt)

A pandemia de Covid-19 obrigou a população mundial a criar novos hábitos, que vão desde os de higiene até os sociais. Uma das medidas mais difíceis de lidar foi a do isolamento social. Apesar de parecer algo simples, muitas pessoas acabaram sofrendo devido ao isolamento social e uma das preocupações da área da saúde era em relação à saúde mental da população.

Covid-19: testes rápidos são incluídos nos Planos de Saúde



Uma pesquisa feita pela Universidade de Bath mostrou que o uso das mídias sociais durante a pandemia foi uma peça chave para evitar que as pessoas desenvolvessem a síndrome de Hikikomori. O termo japonês diz respeito a uma síndrome de isolamento social extremo do indivíduo.

Segundo o estudo, a pandemia de Covid-19 poderia ter contribuído muito para pessoas predispostas à doença. A internet, entretanto, teve um papel fundamental para aproximar pessoas e melhorar a saúde física dos indivíduos, mesmo durante o isolamento.

Os cientistas responsáveis pela pesquisa foram: Jeff Gavin e Mark Brosnan. Segundo eles, o contato online feito pelas mídias sociais manteve o usuário conectado à vida relacional.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Na pesquisa, foram entrevistados 661 jovens, de 16 a 24 anos, de 45 diferentes nacionalidades, com o intuito de entender a relação entre o isolamento social extremo e o uso da internet.

Vale destacar que muitos países adotaram o lockdown total, em meados de 2020. A medida proibia a circulação de pessoas pelas ruas, exceto para idas a farmácias ou hospitais.




Tópicos

após quantos dias os sintomas da variant Omicron da COVID-19 podem aparecer Brasil casos casos covid no Brasil casos ômicron no Brasil Como prevenir COVID-19 no ambiente de trabalho? contágio ômicron coronavírus coronavírus 2022 covid covid da diarreia amarela covid da diarreia com sangue covid da diarreia e dor de barrigam geral covid da diarreia e dor de estomago covid da diarreia e dor no corpo covid da diarreia e febre covid da diarreia e vomito covid da diarreia forte covid da diarreia por quantos dias covid da diarreia verde Covid-19 covid-19 distanciamento social covid-19 isolamento social devo continuar com medidas preventivas como uso de máscara Diário Oficial da União dor de garganta omicron etc.? Europa GO gripe influenza lotação das utis mas transmiti-la? mascara de pano omicron medicação para covid omicron Ministério da Saúde mortes ômicron novos casos covid-19 novos casos ômicron número de casos coronavírus Brasil 1901 números de casos Brasil omicron omicron em crianças omicron sequelas OMS pandemia pico de transmissão pico de transmissão da ômicron planos de saúde Posso não apresentar sintomas da COVID-19 preço teste PCR preço teste rápido procon rj Procon SP quais os sintomas da omicron a nova variante Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19? qual o pico de transmissão da ômicron? alcool gel Qual o tempo de incubação da COVID-19? qual os sintomas da omicron Quanto tempo a COVID-19 permanece ativo em diferentes superfícies? quantos dias duram os sintomas da omicron Quantos dias é o isolamento pela COVID-19? Que máscara uma pessoa que suspeita ter COVID-19 deve usar? Reino Unido remédios para covid omicron SarsCov2 saúde Saúde Pública Se eu já tinha COVID-19 sequelas da omicron sintoma da gripe sintomas da nova variante omicron sintomas da variante omicron sintomas influenza sintomas ômicron sintomas omicron e influenza SRAG SUS Tenho que parar de tomar alguma medicação por conta do novo coronavírus (COVID-19)? Testagem Covid testagem farmácias testagens laboratórios testagens postos de saúde teste nasal para covid funciona? testes testes de covid de farmácia testes Ômicron RJ testes ômicron SP testes pcr testes plano de saúde testes rápidos covid testes rápidos covid planos de saúde UTIs UTIs públicas vacina vacinação variante omicron