O Japão planeja introduzir “passaportes de vacinas” para tornar mais fácil para as pessoas que foram vacinadas contra COVID-19 viajarem para o exterior, disseram fontes governamentais, segundo informações do The Japan Times.

De acordo com fontes governamentais, os passaportes devem ser incluídos em um aplicativo para smartphones e o documento deve ter um código digital que poderá ser lido pelas autoridades antes do embarque ou do desembarque no país.

+ Novo teste poderá prever sintomas graves de covid-19 em infectados

A esperança do Japão é retomar as viagens de negócios. “Outros países já estão considerando o passaporte Covid, pelo que teremos de seguir o exemplo”, afirmou Taro Kono, ministro responsável pela resposta à pandemia, durante uma audiência no Parlamento.

O aplicativo será vinculado ao Sistema de Registro de Vacinação, um banco de dados do governo de pessoas que receberam vacinas. Provavelmente será baseado no CommonPass, um aplicativo desenvolvido com o envolvimento do Fórum Econômico Mundial.

Atualmente, o Japão só permite a entrada de cidadãos e residentes estrangeiros, bem como de estrangeiros em “circunstâncias especiais excepcionais”, e eles devem apresentar resultados negativos para os testes de coronavírus feitos 72 horas antes de sua partida.

Aproximadamente 2,3 milhões de pessoas no Japão receberam pelo menos uma dose da vacina COVID-19 até terça-feira, principalmente profissionais de saúde. Isso é menos de 2% da população, muito menos do que países com implementações muito mais rápidas, como Israel, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

Menos de 1 milhão de pessoas receberam as duas doses necessárias da vacina Pfizer-BioNTech, atualmente a única aprovada para uso no Japão.