Giro

Covid-19: Mais de 60% das reações adversas à vacina são psicológicas

Crédito: Pixabay

Apesar de permitir novas infecções, as vacinas seguem como a arma mais letal para impedir o avanço das complicações causadas pela Covid-19 (Crédito: Pixabay)



A mente humana é capaz de despertar muitos efeitos e sintomas no nosso corpo, e um estudo realizado por pesquisadores do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), em Boston, mostra isso mesmo.

Segundo um estudo recente, que envolveu 45 mil participantes, concluiu que 60% das reações adversas à vacina são psicológicas. De acordo com os pesquisadores, apesar de sensações de mal-estar, como dor de cabeça, fadiga ou náuseas serem reais em pessoas que tomaram a vacina, na maioria das vezes os sintomas são apenas “construções” da nossa imaginação.

+ Nocebo responde por 76% dos efeitos colaterais da vacina contra Covid

Na comunidade científica este efeito é conhecido como “efeito nocebo”, correspondente a efeitos colaterais negativos que ocorrem porque o paciente espera aquela reação.




Dos 45.380 pacientes que fizeram parte do estudo, 22.802 receberam uma vacina real e os 22.578 pacientes restantes receberam placebo (substância inofensiva e sem valor terapêutico). Nenhum dos pacientes sabia se ia receber a vacina verdadeira ou a dose de placebo.

Geralmente, as reações adversas às vacinas são ligeiras e desaparecem alguns dias após a vacinação. Podem surgir:

  • Dor ou inchaço no local da injeção
  • Fadiga
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares
  • Dor nas articulações ou febre







Tópicos

A internação é necessária para todo caso positivo para o teste do COVID-19? África do Sul alcool gel após quantos dias os sintomas da variant Omicron da COVID-19 podem aparecer autoteste Brasil casos Como prevenir COVID-19 no ambiente de trabalho? contágio ômicron coronavírus covid da diarreia amarela covid da diarreia com sangue covid da diarreia e dor de barrigam geral covid da diarreia e dor de estomago covid da diarreia e dor no corpo covid da diarreia e febre covid da diarreia e vomito covid da diarreia forte covid da diarreia por quantos dias covid da diarreia verde covid nocebo covid-10 Covid-19 devo continuar com medidas preventivas como uso de máscara dor de cabeça dor de garganta dor de garganta omicron efeito colateral efeito nocebo efeito placebo etc.? Europa fadiga GO mas transmiti-la? mascara de pano omicron medicação para covid omicron mortes ômicron nocebo nocebo vacina nocebo vacina covid nocebo vacinação novos casos covid-19 novos casos ômicron o que é efeito nocebo? o que é nocebo? omicron omicron em crianças omicron sequelas OMS pandemia pico de transmissão pico de transmissão da ômicron placebo Posso não apresentar sintomas da COVID-19 quais os sintomas da omicron a nova variante Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19? qual o pico de transmissão da ômicron? alcool gel Qual o tempo de incubação da COVID-19? qual os sintomas da omicron Quanto tempo a COVID-19 permanece ativo em diferentes superfícies? quantos dias duram os sintomas da omicron Quantos dias é o isolamento pela COVID-19? Que máscara uma pessoa que suspeita ter COVID-19 deve usar? Reino Unido remédios para covid omicron Se eu já tinha COVID-19 sequelas da omicron sintoma da gripe sintomas da nova variante omicron sintomas da variante omicron sintomas influenza sintomas omicron e influenza Tenho que parar de tomar alguma medicação por conta do novo coronavírus (COVID-19)? teste teste de covid vacina efeito colateral vacinação variante omicron