Você se lembra quando os infectados tinham de ficar 14 dias em isolamento? As regras têm mudado e atualmente esse período é de apenas  7 ou 5 dias, dependendo do caso e do local em que a pessoa está. No entanto, um estudo recente revela que 10% das pessoas que saem de isolamento ao fim de sete dias continuam a infectar outras pessoas.

+ Chile anuncia mudanças no isolamento e gestão da pandemia por variante ômicron

Segundo o estudo realizado pelas autoridades de saúde no Reino Unido para determinar quando seria o período ideal de isolamento em um caso positivo de Covid-19, uma em cada 10 pessoas que recebe alta ao fim de uma semana continua a infectar outras. Com 10 dias de isolamento, a taxa de infecção caía para 5%.

Quando o isolamento era de duas semanas, 99% dos recuperados que recebiam alta já não tinham capacidade de infectar as pessoas com quem mantivessem contato e só 1% continuava a espalhar o vírus.

A intenção do governo britânico ao realizar o estudo era a de não condicionar demais a atividade econômica, agora que a variante Ômicron colocou os números de novos casos para em patamares recordes em todo o mundo.