As internações por Covid-19 no estado de São Paulo voltaram a subir entre 17 e 23 de abril. Na semana passada, as hospitalizações diárias subiram 6% em relação ao início do mês (que teve uma média de 146 internações diárias), registrando média diária de 155 pacientes que necessitaram de cuidados hospitalares.

O número de óbitos também subiu, com 22 pessoas mortas por dia, em média, contra 20 da semana passada, um aumento de 8,5%. As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.

“Houve um levíssimo crescimento no número de internações, e no de óbitos. Mas a vacinação tem se mostrado eficiente num momento em que a vida praticamente voltou ao normal”, disse o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, à coluna.

Com 124 mortes por covid nas últimas 24h, média móvel de óbitos volta a ficar acima de 100

O secretário disse que os números não estão associados as ocorrências registradas após o feriado de Carnaval, portanto, não é possível afirmar que a subida tem relação com os eventos. Os dados são da semana em que o estado se preparava para o feriado.

De acordo com Gorinchteyn, se São Paulo fosse um país, estaria em primeiro lugar entre as nações que mais vacinaram contra a Covid-19 no mundo, com 86,83% da população com esquema vacinal completo, em comparação a países com população igual ou superior a 40 milhões de pessoas.

Segundo a secretaria de saúde do estado, a vacinação da dose adicional tem crescido nas últimas semanas, com mais de 26,4 milhões de doses aplicadas.