As pessoas que tomaram dose única da vacina contra a Covid-19 terão que tomar um reforço. O Ministério da Saúde atualizou a recomendação quanto à vacina da Janssen, aplicada anteriormente como dose única.

A partir de agora, uma segunda dose da Janssen será aplicada com intervalo de oito semanas após a primeira. Significa dizer que dois meses depois de ter tomado o imunizante da Janssen, as pessoas devem buscar o posto de vacinação para a aplicação da segunda dose.

+ Brasil recebe 1 milhão de doses da vacina Janssen

Após concluir o ciclo vacinal, uma dose de reforço também será aplicada respeitando o prazo de cinco meses recomendado pela Pasta.

Vale lembrar que os imunizantes da Janssen começaram a ser aplicados no país no início do segundo semestre. Portanto, os brasileiros que tomaram primeiro essa vacina já estão em atraso para a segunda dose.

“No início, a recomendação era que essa vacina fosse de dose única. Hoje, nós sabemos ser necessária essa proteção adicional. Então, os que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante. […] A sequência é: completou cinco meses da segunda dose, receberá uma dose de reforço, preferencialmente com uma vacina diferente”, explicou o ministro.

A orientação do Ministério da Saúde segue tendência mundial. Nos Estados Unidos, por exemplo, a imunização da Janssen também já vem sendo reforçada. “Quem tomou a Janssen completará o esquema vacinal. Embora seja de dose única, compete a nós [Ministério da Saúde] as definições. A pessoa tomará duas doses, em um intervalo de dois meses”, completou a Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo.