Ciência

Covid-19 é facilmente derrotada por vírus de resfriado comum; entenda

Crédito: Pexels

Estudo mostra que rinovírus, comumente associado a resfriados comuns, consegue expulsar das células humanas o vírus causador da covid-19 (Crédito: Pexels)

O corpo de cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, descobriu que o rinovírus, comumente associado a resfriados comuns, consegue expulsar das células humanas o vírus causador da covid-19.



Segundo o estudo, publicado no Journal of Infectious Diseases, essa ação do rinovírus é de curta duração, mas acredita-se que ela seja suficiente para ajudar a conter a disseminação da doença entre as pessoas. Durante os testes, a equipe de cientistas simulou o revestimento das vias aéreas humanas e infectou com os patógenos. O rinovírus venceu a disputa rapidamente.

+ Índia descobre nova variante da covid-19
+ Coronavírus pode ficar ativo no corpo mais do que o previsto, diz estudo

Em entrevista à BBC, Pablo Murcia, um dos cientistas ligados ao estudo, disse que o Sars-CoV-2 é inibido pela presença do rinovírus no organismo. Em menos de 24h, o rinovírus acaba com a presença do coronavírus no sistema.

Apesar dessa luta entre os vírus, o Sars-CoV-2 fica livre para tentar infectar o corpo da mesma pessoa horas após ser eliminado pelo rinovírus. Isso acontece porque o rinovírus não possui a característica de “selar” o corpo da pessoa, deixando o caminho aberto para novos reagentes tomarem conta daquele organismo.




Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?

Tópicos

A vacinação está lenta? animais coronavírus animais podem passar coronavírus AstraZeneca astrazeneca eficácia astrazeneca suspensão astrazeneca trombose BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação coágulos colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? coronavírus coronavírus cura Covid variantes covid-9 crise vacinação falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos imunizantes brasil Journal of Infectious Diseases moderna uso pediátrico Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? Pazuello Pazzuello pets hospedeiros Pfizer pode vacinar crianças? pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil rinovírus saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi SARS-CoV-2 site vacinação uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? Universidade de Glasgow vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros vírus da gripe