Abrir regularmente as janelas do carro durante 10 segundos pode diminuir em 97% a quantidade de partículas de coronavírus dentro do veículo. Pesquisadores da Universidade de Swansea, no país de Gales, Reino Unido, descobriram que a diferença na pressão do ar entre o interior e o exterior de um veículo em movimento cria uma corrente de ar capaz de sugar o vírus.

De acordo com a pesquisa, ao conduzir o carro a 50 quilômetros por hora, é preciso abrir apenas duas janelas, de preferência na diagonal. Já em menor velocidade, é necessário abrir as quatro janelas.

“Em baixas velocidades, a diferença de pressão é bem menor e o ar dentro do carro é altamente turbulento”, disse o professor chefe do projeto, Chenfeng Li, que explicou que nessas circunstâncias é preciso máxima ventilação com todas as janelas abertas.

+ Delta responde por mais da metade de amostras de coronavírus sequenciadas no Rio

Em altas velocidades, segundo o professor, a abertura das janelas em diagonal cria um efeito de túnel mais eficiente na dispersão de partículas do que ter todas as janelas abertas. Chenfeng Li explica que é seguro abrir as janelas por 10 segundos de cada vez a cada cinco a 10 minutos ou sempre que alguém tossir ou espirrar.