Giro

Cepa brasileira “é mais transmissível e “invade mais o sistema imunológico”, dizem estudos

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Essa cepa provavelmente faz três coisas ao mesmo tempo: é mais transmissível, invade mais o sistema imunológico e, provavelmente, deve ser mais patogênica. (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

A nova variante da covid-19 detectada no Brasil, pode ter uma carga viral até dez vezes mais elevada e é capaz de iludir o sistema imunológico de quem já possuía anticorpos, revelam dois estudos preliminares.

Segundo Ester Sabino, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do grupo da USP que participou da investigação realizada pelo Centro Brasil-Reino Unido para a Descoberta e Diagnóstico de Abrovírus, em entrevista publicada no El Comércio, da Espanha, essa cepa provavelmente faz as três coisas ao mesmo tempo: é mais transmissível, invade mais o sistema imunológico e, provavelmente, deve ser mais patogênica.

+ Pesquisa: cepa do Amazonas do coronavírus gera mais carga viral

O estudo preliminar, realizado por investigadores brasileiros e ingleses e divulgado na última sexta-feira, sugere que a nova variante detetada no estado do Amazonas seja entre 1,4 e 2,2 vezes mais transmissível do que as que a precedem e “provavelmente” isso é um dos fatores responsáveis pela segunda onda da pandemia do novo coronavírus no Brasil.



Os cientistas também concluíram que a nova estirpe é capaz de evadir o sistema imunológico e causar uma nova infeção em parte dos indivíduos já infetados pelo SARS-CoV-2, concretamente entre 25 e 61%.

O estudo preliminar, baseado num modelo matemático realizado pelo Imperial College London, baseia-se na análise de genomas de 184 amostras de secreção nasofaríngea de pacientes diagnosticados com covid-19 em laboratórios de Manaus entre novembro de 2020 e janeiro de 2021.

A capital do Estado do Amazonas, Manaus, foi um dos focos da pandemia no Brasil, quer na primeira, quer na segunda onda da pandemia, e vive um colapso da saúde desde o final do ano passado devido à explosão de casos e de internações por covid-19.

A investigação ainda não foi revista por outros cientistas ou publicada em revistas científicas, mas está disponível ‘online’. Da mesma forma, um outro estudo também divulgado na última sexta-feira por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da região amazônica indica que a carga viral no corpo de indivíduos infetados com a P.1 pode ser até dez vezes maior.

O Brasil, um dos países mais atingidos pela pandemia no mundo, acumula 10,5 milhões de infeções desde o registo do primeiro caso da doença, em 26 de fevereiro do ano passado, e mais de 255 mil mortes.

Esses números confirmam o Brasil, com os seus 212 milhões de habitantes, como um dos focos globais da covid-19 e como o segundo país com mais mortes pela doença no mundo, superado apenas pelos Estados Unidos, e como o terceiro com mais infeções, atrás do país norte-americano e da Índia.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

A vacinação está lenta? animais coronavírus animais podem passar coronavírus BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? coronavírus coronavírus cura Covid variantes crise vacinação cristo redentor falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos imunizantes brasil Mutações covid Brasil mutações SP nova cepa nova variante o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? Pazuello Pazzuello pets hospedeiros Pfizer pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi sistema imunológico site vacinação transmissível uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros vírus