Giro

Covid-19: Brasil registra dois casos da subvariante ômicron XQ

Crédito: Pixabay

A subvariante do vírus tem informações da variante ômicron, mas com pedaços de uma segunda mutação (Crédito: Pixabay)



O Brasil registrou dois casos de covid-19 com a subvariante XQ, combinação das sublinhagens BA. 1.1 e BA.2 da ômicron. Inéditos, os dois casos aconteceram em São Paulo e foram identificados após sequenciamento genético no Instituto Butantan.

+ Brasil supera 89 milhões de 3ª e 4ª doses aplicadas contra covid

Essa recombinação acontece quando a pessoa é infectada por duas ou mais variantes ao mesmo tempo, fazendo com que aconteça uma mutação do vírus, uma recombinação de material genético que propicia o surgimento de uma nova variante.

Até o momento, 49 casos com a variante foram registrados na Inglaterra e no País de Gales. Não se sabe o poder de transmissibilidade dela, mas existe um consenso na comunidade médica de que o baixo número de casos em torno da ômicron XQ indicam que ela tende a perder para variantes mais fortes, como a BA.2




Em abril, uma outra recombinante da ômicron, a XE, foi registrada no Brasil, porém, de lá pra cá, somente três casos foram confirmados pelo Ministério da Saúde. Nesses casos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declara que o nível de preocupação dos agentes sanitários deve ser baixo.






Tópicos

alta imunidade altas taxas de transmissão AstraZeneca atraso da vacinação atraso da vacinação nos países mais carentes BA.4 BA.5 baixa cobertura vacinal Brasil Câmara Câmara aprova MP Câmara dos Deputados campanha de vacinação caráter de cooperação humanitária circulação do vírus SARS-Cov-2 cobertura vacinal colaboração entre as nações cooperação humanitária Covax Facility Covid-19 critérios epidemiológicos custos com o transporte dos imunizantes deputado deputado Paulo Bengtson doação doação de vacinas doação de vacinas da Covid-19 doações doses doses da vacina Sinovac doses do imunizante dotação orçamentária grande parcela da população mundial imunidade imunização indivíduos suscetíveis indivíduos suscetíveis à infecção infecção interrupção da circulação do vírus SARS-Cov-2 medida essencial medida provisória Ministério da Saúde Ministério das Relações Exteriores MP nível de proteção contra o vírus número de casos ÓBITOS óbitos relacionados à infecção ômicron xq país beneficiário países com baixa cobertura vacinal países mais carentes paraguai parecer patógeno Paulo Bengtson pessoas ao redor do planeta planeta plenário população mundial populações proteção contra o vírus questões humanitárias redução drástica no número de casos Relator relator da MP Reservatório reservatório para o vírus SARS-CoV-2 Senado Sinovac subvariante subvariante ômicron xq subvariante xq subvariantes Ômicron taxas de transmissão transmissão transmissão do patógeno transporte dos imunizantes vacina sinovac vacinação vacinas contra a covid-19 vacinas da covid-19 vírus vírus SARS-CoV-2 xq