Uma nova vacina desenvolvida por cientistas na Áustria mostrou ser eficaz contra todas as variantes conhecidas do SARS-CoV-2, incluindo a Ômicron. Segundo um estudo divulgado pelo jornal Allergy, a vacina foi eficaz mesmo no caso de pessoas que ainda não tinham sido inoculadas com outras vacinas contra a Covid-19.

A vacina de antígeno foi desenvolvida na MedUni de Viena, e induziu uma resposta robusta nos testes feitos.

+ Nova variante da covid-19, oriunda da Ômicron, é descoberta na China

“A vacina PreS-RBD tem o potencial de induzir imunidade em velhas e novas variantes do SARS-CoV-2 evitando a infeção ao travar a replicação viral e a transmissão através da inibição da entrada do vírus a nível celular”, disse o investigador que lidera este estudo, Rudolf Valenta.

“Os nossos dados dão-nos bases para esperar que esta vacina de antígeno pronta para ser produzida vai ser eficaz contra todas as variantes do SARS-CoV-2 conhecidas até à data, incluindo a Ômicron”, explicou Valenta, que acrescentou que a vacina parece “superior” às vacinas atualmente disponíveis no que toca à “indução de anticorpos neutralizantes”.

Os cientistas da equipa da MedUni de Viena afirmaram que os primeiros ensaios clínicos desta vacina podem decorrer este ano, se houver financiamento suficiente.