Um estudo realizado pela Universidade Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos, aponta que 80% dos pacientes que perdem olfato ou paladar após uma infecção por Covid-19 recuperam os sentidos em até 6 meses. Os cientistas estão monitorando, a longo prazo, quase 3 mil casos.

De acordo com Evan Reiter, professor e vice-presidente do departamento de otorrinolaringologia da universidade, os pacientes que tiveram congestão nasal têm mais probabilidade de recuperar o olfato, já que a perda inicial estaria ligada ao congestionamento do nariz, e não porque o coronavírus tivesse causado algum dano aos nervos responsáveis pelo olfato.

+ Covid-19: EUA aprova vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

Entre as conclusões do estudo, ter menos de 40 anos foi associado a uma maior chance de recuperação do olfato. Pessoas com histórico de traumatismo craniano tinham menor probabilidade de recuperar o olfato, assim como para aqueles que tiveram falta de ar durante a infecção pela Covid-19.

Além disso, a pesquisa identificou que 43% dos participantes relataram se sentir deprimidos, 56% relataram diminuição do prazer de viver em geral durante a perda de olfato ou paladar. Além disso, 55% relataram que perderam o apetite e 37% perderam peso não intencional.