Giro

São Paulo começa vacinação de pessoas com 80 anos este sábado (27)

Crédito: Governo do Estado de São Paulo

Com mais doses da vacina chegando, São Paulo está acelerando o cronograma de imunização (Crédito: Governo do Estado de São Paulo)

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou nesta quinta-feira, 25, a antecipação da vacinação de idosos com 80 anos ou mais a partir deste sábado, 27, nos cinco postos de drive-thru da cidade e nas 82 AMAs. Nas 468 UBSs, a ampliação segue marcada para a segunda-feira, 1º, quando também será ampliada para profissionais de saúde que têm 55 anos ou mais (hoje é destinada a quem tem 60 anos ou mais), independentemente de estarem na linha de frente, e para profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social que lidam com idosos e pessoas em situação de rua.



O anúncio ocorreu em uma coletiva de imprensa de novas medidas contra o avanço da pandemia da covid-19. A capital paulista e o Estado enfrentam um aumento no número de internações em UTI relacionadas à doença. No último balanço divulgado pela gestão municipal, a cidade tinha 624.076 casos confirmados de novo coronavírus e outros 786.735 suspeitos. O total de óbitos confirmados é de 18.433, dos quais 103 novos foram confirmados no último boletim.

+ Primeira vacinada na Bahia está com covid-19 antes de tomar a 2ª dose
+ China aprova outras duas vacinas anticovid desenvolvidas a nível nacional

Entre os hospitais municipais e contratados pela Prefeitura, a ocupação é de 70% na UTI, com 679 internados em leitos de terapia intensiva. Segundo o Governo do Estado, a ocupação média das UTIs (entre redes pública e privada) é de 70% na Grande São Paulo.

Na quarta-feira, 24, a Câmara de São Paulo aprovou uma emenda que permite que a Prefeitura compre vacinas da covid-19, independentemente do plano federal. De autoria do vereador Antonio Donato (PT), a medida determina que “havendo oferta insuficiente ou a destempo de vacinas contra a covid-19 pela União, fica o Poder Executivo Municipal autorizado a adquirir tais imunizantes, desde que aprovados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa)”. E ainda permite que, “no caso de a Anvisa descumprir o prazo legal de aprovação, o Poder Executivo Municipal poderá adquirir imunizantes já aprovados por agências reguladoras internacionais”.



Pelo terceiro dia seguido, o Estado de São Paulo bateu o recorde de internações por covid-19 em UTI desde o início da pandemia, chegando a 6.657 pacientes com suspeita ou confirmação da doença em terapia intensiva nesta quarta-feira. O aumento é visto também na média diária de novas hospitalizações, cuja parcial desta semana é de 1.678, o que representa um aumento de 15,1% em cerca de 10 dias.

Também na quarta, a alta de internações em UTI motivou o governo João Doria (PSDB) a anunciar uma medida de “restrição de circulação” a partir da sexta-feira, 26, para autuar aglomerações em todos os municípios do Estado. A determinação é válida até 14 de março, mas pode ser estendida, conforme foi destacado em coletiva de imprensa.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?

Tópicos

A vacinação está lenta? animais coronavírus animais podem passar coronavírus BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? calendario de vacinação capitais vacinação colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? coronavírus cura CORONAVÍRUS/SP/VACINAÇÃO/IDOSOS Covid variantes crise vacinação falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos imunizantes brasil Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? Pazuello Pazzuello pets hospedeiros Pfizer pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi são paulo vacinação 80 site vacinação uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina vacina covid vacina doses mutações vacina idosos vacina idosos sp vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação 80 anos vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros