Quando o industrial José Alencar (1931-2011) assumiu a vice-presidência da República, em janeiro de 2003, seu neto, o então estudante Josué Alencar, tinha apenas 12 anos. Hoje, aos 29, formado em Economia, é o responsável pela transformação digital da principal fabricante de produtos de cama, mesa e banho do País, a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), fundada em 1967. E no horizonte do executivo está a ampliação das plataformas on-line e a criação de um marketplace a partir do ano que vem. “O crescimento do e-commerce mostra que a gente vai fechar o ano com crescimento, apesar das adversidades”, disse Alencar. “A Coteminas vai ser cada vez mais digital.”

Os resultados da dona das marcas Santista, Artex, MMartan e Casa Moyses mostram o quanto as vendas pela internet hoje são significativas para o faturamento da empresa, justamente na área onde atua o neto do fundador. Desde 2016, Alencar é o responsável pela área de Tecnologia e Novos Negócios da companhia têxtil. No terceiro trimestre, a receita de e-commerce no varejo foi 3,9 vezes acima do mesmo período do ano passado, com R$ 79,2 milhões, o que significou acréscimo de 294,5% nas vendas pelos canais virtuais da empresa. O segmento representou 38,2% da receita sell-out (venda direta ao cliente final) do varejo, que alcançou R$ 207,3 milhões entre julho e setembro deste ano, com alta de 39,7%.

Ao todo, a receita da companhia no terceiro trimestre foi de R$ 439,8 milhões, com aumento de 15,6%. Nos nove primeiros meses de 2020, o faturamento da Coteminas alcançou R$ 1 bilhão, com ligeira redução em relação ao ano passado, que chegou a R$ 1,05 bilhão (-4,2%).

PAI NA FIESP Em julho, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Springs Global (controladora da Coteminas), Josué Gomes da Silva, pai de Josué Alencar, deverá ser eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), para o mandato 2022-2025. Ele encabeça a chapa única da entidade, que será oxigenada no ano que vem após a longa permanência de Paulo Skaf, no comando desde 2004, com a benção do atual presidente.

Ainda que a Coteminas mantenha estrutura de governança muito bem definida, a divisão de tempo e de atribuições do pai colocará, naturalmente, mais peso sobre a atuação de Josué Alencar na companhia, mesmo sem ocupar assento ao lado dos principais executivos da empresa. Um caminho que pode surgir para Alencar nos mesmos moldes de Frederico Trajano, que foi subindo degraus no Magazine Luiza, companhia dirigida pela mãe, Luiza Helena Trajano, até assumir o posto de CEO da empresa. “A Coteminas é absolutamente profissionalizada, com pessoas capacitadas em cada área”, afirmou. “A empresa valoriza muito a meritocracia.” O filho do presidente da companhia, no entanto, não acredita que o pai precise ficar distante da empresa para tocar a Fiesp.

Fato é que Alencar já tem, no momento, suas próprias atribuições na companhia, que é concluir o desenvolvimento da plataforma para vendas de produtos ligados à cadeia do sono, inclusive de empresas concorrentes. “Nosso objetivo é trabalhar esse ecossistema e ajudar a desenvolver mais esse mercado“, disse o executivo.

O marketplace é uma espécie de cereja no bolo de uma nova marca, gerida por Alencar. A marca do projeto, chamada de “persono”, consiste em uma série de ações ligadas à conscientização da importância do sono, como conteúdos no portal e programas de ensino a distância para capacitação em relação ao tema. “A gente quer ser também uma empresa de serviços, para agregar mais valor aos clientes, com base em tecnologia”, disse o dirigente da Coteminas, que vende 60 milhões de travesseiros ao ano.

Ainda que não revele o índice, a perspectiva de Alencar de que a Coteminas feche o ano em alta sobre o ano passado, quando faturou R$ 1,4 bilhão, mostra tendência diferente do segmento no Brasil. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, a recuperação só deverá ocorrer em 2021, quando o setor poderá atingir a receita semelhante a 2019. “Os próximos 60 ou 90 dias serão críticos. Vai ter queda, que ainda não será compensada no primeiro trimestre”, disse. O faturamento deste ano do setor de manufaturas têxteis deve alcançar R$ 50,1 bilhões, 5,83% menor do que os R$ 53,2 bilhões do ano passado. Em 2021, a estimativa é chegar a R$ 55,3 bilhões.

Quase dez anos após a morte do avô (José Alencar faleceu em março de 2011, vítima de câncer), Josué Alencar disse que aprendeu, com o fundador da Coteminas, a manter boa relação com as pessoas para nunca fechar as portas, e, com o pai, sobre a importância da dedicação e do comprometimento.

Neto e filho de mineiros, o paulista Josué Alencar responde no melhor estilo de Minas Gerais sobre um possível caminho que o coloque, em um futuro próximo, no comando da companhia. “Como disse o filósofo Heráclito, a única coisa permanente é a mudança”, disse. Pela disposição, há muita mudança – e crescimento – no horizonte da fabricante de lençóis e travesseiros. E sob a estratégia do herdeiro.