Agronegócio

Cosan se associa a fundo climático dos EUA e busca startups

Cosan se associa a fundo climático dos EUA e busca startups

Logo da Cosan em painel na B3, em São Paulo

Por Marcelo Teixeira



NOVA YORK (Reuters) – O conglomerado de energia e infraestrutura Cosan juntou-se como investidora e parceira do fundo Fifth Wall Climate Tech, com sede nos Estados Unidos, em um acordo que também dá acesso preferencial a investimentos em startups desenvolvendo soluções de baixo carbono.

A Cosan é uma das maiores empresas do Brasil, controlando a distribuidora de gás natural número um do país, Comgás, e é parceira da Shell na joint venture Raízen, a maior produtora de açúcar do mundo, uma das principais fabricantes de etanol e importante distribuidora de combustíveis do país.

“Estamos olhando para o retorno do próprio fundo, como um investidor, mas o mais importante é ter exposição a empresas que estão transformando a forma que a sociedade vive”, disse o presidente-executivo da Cosan, Luis Henrique Guimarães, à Reuters.

Fifth Wall é uma venture capital focada em tecnologia para o setor imobiliário. Seu fundo de tecnologia climática investe em soluções para descarbonizar o setor, que é responsável por cerca de 40% das emissões globais de carbono.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



As empresas não divulgaram o valor investido pela Cosan no fundo, que já arrecadou 140 milhões de dólares e tem uma metapara chegar em 500 milhões de dólares.

Outros participantes do fundo são Equity Residential, Hudson Pacific Properties, Invitation Homes, Ivanhoé Cambridge e Kimco Realty Corporation.

Além do fundo climático, Fifth Wall recebeu investimentos de outras companhias, incluindo Acadia Realty Trust, Azora, BNP Paribas Real Estate, British Land, CBRE e Cushman & Wakefield.

Guimarães disse que haverá encontros mensais com o Fifth Wall para discutir as oportunidades de investimento.

Ele disse que a empresa está interessada em tecnologias disruptivas na área de combustível, maior eficiência de energia, captura de carbono e armazenamento de energia.

“Vamos aprender à medida que avançamos, estamos começando pequenos, mas (investimentos) podem ser escaláveis”, disse ele.

O cofundador e CEO da Fifth Wall, Brendan Wallace, disse que a Cosan é a primeira investidora de seu fundo de tecnologia climática que vem do setor de energia, área que a empresa busca expandir.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH950L4-BASEIMAGE


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto

Tópicos

Updated