Dinheiro na Semana

Corrida pela vacina

Crédito: Divulgação

Spoiler: países ricos receberão proporcionalmente mais. Aos demais, incluindo os terraplanistas, haja negociação. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que andava bem sumido depois de tomar um pito do presidente Jair, afirmou na quarta-feira (2) que “apesar de haver competição para a produção e venda de vacinas contra a Covid-19 e uma campanha publicitária muito forte por parte das empresas que estão desenvolvendo o imunizante, na prática, a capacidade de atender o Brasil não é suficiente na maioria dos casos”.

O grande eleito: a rejeição

O percentual de abstenções no segundo turno das eleições municipais de 2020 foi o maior em 24 anos: 29,5%. Em São Paulo, cidade com o maior número de eleitores do País, o índice de abstenções mais votos nulos e em branco (3,6 milhões) superou o do vencedor do pleito, Bruno Covas/PSDB (3,1 milhões).



Morre Giscard d’Estaing

Eric Feferberg

Muitos não conseguirão pronunciar seu nome. Muito não saberão nem a importância de seu papel. E outros muitos vão invejar a sorte de alguns países: ter um líder. O ex-presidente francês Valéry Giscard d’Estaing morreu na quarta-feira (2) aos 94 anos vítima de Covid-19, segundo a família. Eleito presidente aos 48 anos (o mais jovem a governar o país desde Napoleão), ele permaneceu no cargo entre 1974 e 1981, ao ser derrotado por François Mitterrand. Ficou conhecido por seus esforços para modernizar a sociedade francesa, permitindo o divórcio, reduzindo a idade para votar de 21 para 18 anos e legalizando o aborto. Também fez campanha pela unificação da Europa, atuando com o ex-chanceler alemão Helmut Schmidt. Juntos, eles lançaram as bases para a moeda comum europeia, o euro.

Bangue-bangue à brasileira

Divulgação

A era dos assaltos cinematográficos a banco escolheu a letra C na semana: a catarinense Criciúma e a paraense Cametá. Entre a segunda-feira (30) e terça-feira (1), em Criciúma (217 mil habitantes), cerca de 30 assaltantes com 30kg de explosivos e pelo menos 10 veículos invadiram uma tesouraria regional do Banco do Brasil e levaram quantia não revelada. Cerca de R$ 810 mil, abandonados na fuga, foram recolhidos por moradores – que acabaram detidos. Não houve vítima fatal. Um dia depois, foi a vez de Cametá (140 mil). Em comum o mesmo modus operandi: atacar o batalhão local da PM, buscar uma agência do Banco do Brasil, usar os reféns como escudo humano. A única diferença foi que os ladrões – pelo menos 10 – nada levaram. Eles teriam errado o cofre. Um dos reféns foi morto ao, supostamente, tentar fugir dos assaltantes.

243 milhões

É o Número de registros de dados de brasileiros cadastrados no SUS ou clientes de planos de saúde expostos por causa de uma falha digital ao longo de seis meses. As informações continham nomes, CPFs, endereços e telefones. O número ultrapassa a
população total do País porque inclui o de pessoas mortas.

Linkedin Ativo Operante

Divulgação

Sergio Moro conseguiu o que 14 milhões de brasileiros não conseguem. Um emprego. E nem foi qualquer emprego. Foi um dos bons. Na empresa de consultoria Alvarez & Marsal. A companhia tem contratos noticiados de R$ 26 milhões a receber de alvos da operação Lava Jato. De acordo com o site Poder 360, o escritório atua como administradora judicial. “Não assume a gerência da empresa, mas fiscaliza as atividades do devedor e o cumprimento do plano de recuperação judicial”. Moro aparentemente era aquele que combinava o jogo com a promotoria.

E-commerce cresce 87%

Divulgação

De acordo com o levantamento Spending Pulse, da Mastercard, índice que rastreia as vendas gerais de varejo em todos os tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque, as vendas do e-commerce brasileiro em outubro tiveram expansão de 87%, em relação ao mesmo período do ano anterior. “Agora o comércio on-line faz parte do dia a dia e da vida do cliente”, afirmou Cesar Fukushima, diretor de Análise Avançada da Mastercard no Brasil. No varejo, quatro setores tiveram crescimento acima das vendas totais: Supermercado, Móveis & Eletrodomésticos, Artigos Farmacêuticos e Artigos de
Uso Pessoal & Doméstico.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago