Tradicionalmente o feriado de Corpus Christi, hoje (3), é marcado por procissões e os famosos tapetes feitos com serragem, flores, areia, entre outros produtos, mas neste ano a data  vai ser novamente comemorada durante a pandemia da covid-19 e, em muitas cidades, a tradição católica foi suspensa. Ainda assim, o dia é de feriado em muitos lugares, como é o caso da Capital paulista em que a data foi adiantada para março.

Comércio
No Estado de São Paulo, o feriado prolongado vai seguir as mesmas restrições de funcionamento para os comércios e serviços. Com isso, lojas, shoppings, academias, salões de beleza e restaurantes podem funcionar até as 21h.

+ Corpus Christi: bancos não abrem nesta quinta-feira

Ocupação
Além disso, a capacidade máxima de funcionamento do comércio seguirá em 40%. Essas medidas permanecem em vigor até 13 de junho. A expectativa é de ampliação de horário e capacidade, que deve ser liberada a partir de 14 de junho, dependendo da redução no número de internações no Estado.

Bancos
De acordo com a Febraban (Federação Brasileiras de Bancos), as agência bancárias ficarão fechadas nesta quinta-feira (3) mesmo nas cidades em que houve a antecipação do feriado

Correios
As unidades operacionais e de atendimento dos Correios, por sua vez, funcionarão normalmente na quinta, exceto nas localidades em que houve a decretação de feriado municipal ou estadual.

Poupatempo
O Poupatempo estará fechado nos municípios que não anteciparam o feriado. De acordo com o órgão, em outros 13 municípios – como a capital paulista, Araçatuba, Araraquara, Araras, Bragança Paulista, Cotia, Diadema, Mauá, Piracicaba, Santo André, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Taboão da Serra –  onde a comemoração foi antecipada para o mês de março, os postos funcionam normalmente, no horário habitual, com atendimento realizado mediante agendamento de data e horário.

Metrô, CPTM e EMTU
Metrô, CPTM e EMTU vão operar com intervalos iguais aos de dia útil. As concessionárias ViaQuatro, que opera a Linha-4 Amarela, e ViaMobilidade, da 5-Lilás, vão monitorar a circulação durante o feriado e fazer ajustes, caso necessário.