Coronavírus pode ficar ativo no corpo mais do que o previsto, diz estudo

Em 18% dos voluntários, o teste de RT-PCR nesse tipo de amostra permaneceu positivo por até 50 dias (Crédito: Pixabay)
O chamado SARS-CoV-2, vírus que provoca a Covid-19, pode permanecer ativo no organismo por um período superior aos 14 dias de isolamento recomendados no Brasil. É o que diz alguns estudos do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP) realizados em pacientes com sintomas leves, e divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
No artigo, em processo de revisão por pares, o grupo coordenado pela professora Maria Cassia Mendes-Correa descreve o caso de duas mulheres de aproximadamente 50 anos, moradoras de São Caetano do Sul, na Região Metropolitana de São Paulo.
+ Após uso de kit covid, pacientes vão para fila de transplante; ao menos 3 morrem
+ Ex-deputado e ex-diretor da ANP, Haroldo Lima morre de covid-19 aos 81 anos
Primeiro caso
Uma das mulheres foi atendida pela primeira vez em abril de 2020 e relatou que vinha há 20 dias vivenciando sintomas como tosse seca, dor de cabeça, fraqueza, dor no corpo e nas articulações.
Um exame de RT-PCR feito 22 dias após o início do quadro confirmou a presença do vírus no organismo. Nos dias seguintes, a paciente relatou náusea, vômito, perda de olfato e paladar.
Um segundo teste molecular feito 37 dias após o início dos sintomas também teve resultado positivo. Em meados de maio, a maioria das queixas havia desaparecido, exceto dor de cabeça e fraqueza.
Segundo caso
No segundo caso relatado, a paciente apresentou febre, dor de cabeça, tosse, fraqueza, coriza, náusea, dor no corpo e nas articulações em meados de maio.
O primeiro teste de RT-PCR foi feito cinco dias após o início dos sintomas e deu positivo. Como o problema persistiu, um segundo teste foi feito no 24º dia e a presença do RNA viral foi confirmada. Ao todo, a paciente permaneceu sintomática durante 35 dias.
“As análises indicam que o RNA viral permanece detectável por mais tempo na saliva e na secreção nasofaríngea. Em 18% dos voluntários, o teste de RT-PCR nesse tipo de amostra permaneceu positivo por até 50 dias. Entre estes, 6% mantiveram-se transmissores (com o vírus ainda se multiplicando) durante 14 dias”, afirma Mendes-Correa em nota divulgada pela Fapesp.
Na avaliação da pesquisadora, os dez dias de isolamento recomendados atualmente pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos para casos leves podem não ser suficientes para evitar novas contaminações.
Pacientes imunossuprimidos
Outro dado da pesquisa conduzida no IMT-USP envolve o monitoramento de indivíduos imunossuprimidos (que apresentam deficiência imunológica) infectados pelo SARS-CoV-2. Até o momento, dez voluntários já foram incluídos no projeto e um deles permanece com a infecção ativa no organismo há mais de seis meses.
“Trata-se de um paciente submetido a um transplante de medula óssea antes de ocorrer a infecção. As análises indicam que a carga viral em seu organismo é elevada e que o vírus é altamente infectante. Por esse motivo ele continua em isolamento, mesmo passado um longo período após o início dos sintomas”, diz Mendes-Correa em nota divulgada pela Fapesp.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
agendamento covid ribeirao preto agendamento vacina covid agendar vacina covid cadastro vacina covid calendario de vacinação covid governo federal como corona age no corpo Como deve proceder caso a gestante sinta os sintomas do coronavírus? comorbidades covid Coronavírus Pode Ficar Ativo Mais do que o Previsto covid depois de infectado pelo covid quanto tempo aparece os sintomas Devo fazer exames depois de ter contato com uma pessoa suspeita de ter coronavírus? Devo me preocupar com a COVID-19? dor de ouvido covid estudo IMT-USP gato com covid kit covid mortes covid brasil 24h mortes covid brasil hoje número de mortes covid brasil hoje PCR pcr covid permanencia no corpo coronavirus Posso passar coronavírus para o meu filho durante o parto? previsao de vacinacao covid quantas mortes por covid no brasil hoje quantas pessoas morreram de covid no brasil hoje quanto tempo a pessoa fica com covid quanto tempo o covid fica no corpo depois de curado quanto tempo o covid fica no corpo e pode ser transmitido quanto tempo o covid se manifesta quanto tempo o vírus covid fica no corpo quantos dias dura o covid ranking mortes covid mundo reações da vacina covid teste antigénio covid teste covid farmacia teste rapido covid tiago falando do covid tiago leifert fala sobre covid vacinacao covid mundo vacinas covid