O líder norte-coreano, Kim Jong Un, supervisionou o teste de uma nova arma “de alta tecnologia”, informou a mídia estatal de Pyongyang nesta sexta-feira, segundo a agência de notícias Yonhap.

“Kim Jong Un inspecionou o teste de uma arma tática de alta tecnologia recém-desenvolvida na Academia de Ciências de Defesa Nacional”, disse a Yonhap, citando a emissora estatal do país.

A emissora disse que o teste foi bem-sucedido, mas não especificou o tipo de dispositivo envolvido.

A “arma tática de alta tecnologia” foi desenvolvida durante um longo período e “constrói defesas inexpugnáveis ​​do nosso país e fortalece o poder de luta do exército do nosso povo”, acrescentou.

A suspensão de Pyongyang dos testes de armas nucleares e mísseis balísticos tem sido fundamental para os rápidos desenvolvimentos diplomáticos deste ano e para as negociações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, e tem sido repetidamente elogiada pelo presidente Donald Trump.

Trump e Kim se encontraram em uma cúpula histórica em Cingapura em junho, onde assinaram um documento vago sobre a desnuclearização da península.

Desde então, o progresso estagnou, enquanto Washington e Pyongyang discutem o significado do documento, e um retorno aos testes colocaria sérias dúvidas sobre o futuro do processo.

“Esse poço de medo que você sentiu no estômago ao ler isto é o seu lembrete de que a pausa nos testes de mísseis da RPDC é voluntária, parcial e pode falhar sem aviso prévio se não for explicitamente codificada”, tuitou Adam Mount, da Federação de Cientistas Americanos, em resposta à reportagem, usando a sigla oficial do país.