A procura pela edição limitada de um copo em formato de pata de gato causou tumulto e confusão em unidades da Starbucks na China, nesta última semana, informou a CNN. Vídeos publicados na internet mostram clientes literalmente brigando em filas para conseguir um Cat Paw Cup, um copo especial que forma a pata no seu interior quando preenchido.

As vendas começaram na última terça-feira (26) em unidades da rede de cafeteria em todo país, a 199 yuans, aproximadamente 112 reais. A empresa não divulgou quantas unidades foram disponibilizadas, mas todas esgotaram no primeiro dia da promoção.

Para evitar novos incidentes, a Starbucks anunciou que só comercializaria o Cat Paw Cup através do seu site, e que disponibilizaria mil unidades por dia entre quinta-feira (28) e domingo (3). A busca foi tanta, que no primeiro dia de vendas todas as unidades se esgotaram em menos de um segundo, afirmou a empresa. Diante do sucesso, a rede de cafés colocou os outros três mil copos restantes na tarde de sexta-feira (1). Novamente, o estoque se esgotou em menos de um segundo.

A ação fomentou acusações de “hunger marketing” (marketing da fome), um termo bastante popular na China e empregado à limitação de um produto para aumentar a demanda. A empresa negou a acusação e afirmou que a promoção do Cat Paw Cup foi feita da mesma forma que outras realizadas no país.

A Starbucks completou duas décadas na China em janeiro deste ano e hoje tem no país asiático o seu segundo maior mercado, atrás apenas dos Estados Unidos. No último trimestre de 2018, a rede de cafeterias entrou em dez cidades novas, aumentando sua base de lojas em 18% para cerca de 3,7 mil lojas.