A Companhia Paranaense de Energia (Copel) anunciou nesta terça-feira, 29, medidas de eficiência e redução de custos e também os nomes dos executivos que devem ocupar a presidência das subsidiárias Copel Distribuição, Copel Comercialização e Copel Telecom. Com a reestruturação a empresa pretende obter uma economia anual de aproximadamente R$ 10 milhões.

Entre as medidas que serão adotadas pela empresa estão o corte de 50% dos cargos de assessores e a extinção dos cargos de gerente assistente de superintendência em todas as diretorias. A empresa também desocupará os prédios alugados em Curitiba e no Polo Barigui, que reunidos somam 5 mil m² de área útil.

Segundo comunicado ao mercado, Maximiliano Andres Orfali foi indicado para assumir como diretor presidente da Copel Distribuição, e Franklin Kelly Miguel para a direção da Copel Comercialização. Wendell Alexandre Paes de Andrade de Oliveira, por sua vez, foi nomeado no último dia 10 como diretor presidente da Copel Telecom.

Com 24 anos de carreira, a maior parte dela na Copel Distribuição, Orfali ocupou diversos cargos de gestão, tendo sido diretor presidente da subsidiária entre 2017 e 2018.

Na Copel desde 1998, o engenheiro Franklin Miguel foi diretor presidente da Copel Comercialização entre 2016 e 2017, além de ter atuado na empresa como engenheiro, gerente de departamento, superintendente e assessor da presidência.

Oliveira foi CEO da GE Power Conversion, na divisão de motores elétricos da GE, trabalhou na Siemens, foi CEO da operação no país da multinacional francesa do setor de energia Rexel e consultor de negócios.