O grupo LVMH, dono da grife Louis Vuitton, entre outros ícones do luxo, anunciou a compra da rede hoteleira Belmond em um negócio de US$ 3,25 bilhões. (R$ 12,7 bilhões). A cadeia de hotéis é proprietária do lendário Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

A LVMH também terá o controle dos demais hotéis de luxo da Belmond, como o Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, e empreendimentos em outros países, como no Peru, na região de Machu Picchu, e o Hotel Splendido, na Riviera Francesa.

Apesar do anuncio, o negócio ainda depende da aprovação dos acionistas da empresa e de órgãos reguladores. A previsão dos investidores é fechar definitivamente a transição até o fim do primeiro semestre do próximo ano.

“Estamos confiantes de que, como parte da família de marcas de nível internacional da LVMH, a capacidade da Belmond de fornecer experiências de luxo únicas e atemporais alcançará novos níveis”, afirmou Roeland Vos, presidente e CEO da Belmond, em comunicado oficial.

A empresa tem larga experiência na gestão de artigos de luxo. Além da Louis Vuitton, a LVMH é responsável pela gestão da grife Christian Dior e da marca de espumantes Dom Pérignon. O grupo também tem experiência na gestão hoteleira com as marcas Cheval Blanc e Bvlgari.