Aconteceu nesta sexta-feira (1º) o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo do Qatar 2022. Com seleções consagradas como Holanda e Alemanha fora dos cabeças de chave do torneio, a definição dos grupos gerou grandes surpresas e vai contar com bons jogos logo na primeira fase. 

Todos os 32 participantes só vão estar definidos no meio do ano, quando mais três seleções vão se garantir na repescagem. Confira os melhores jogos de cada grupo nessa primeira fase

+Brasil precisa começar bem a Copa, diz Tite após sorteio dos grupos

Holanda e Senegal (Grupo A) 

A temida Holanda caiu no grupo A, do anfitrião Qatar e do Equador, que farão o primeiro jogo do torneio. A partida mais aguardada desse grupo, porém, é da laranja mecânica contra o campeão da Copa Africana das Nações, Senegal. Além de contar com o atacante do Liverpool Mané, os senegaleses também têm o melhor goleiro do mundo na atualidade, Édouard Mendy, do Chelsea. O duelo pode definir quem será o líder do grupo. 

Irã e EUA (Grupo B) 

Composto por Inglaterra, Irã, Estados Unidos e o vencedor da repescagem europeia, que conta com Ucrânia, Escócia e País de Gales, os britânicos não devem ter grandes problemas para passar na primeira colocação. A segunda vaga, porém, deve ser disputada. O Irã foi a primeira seleção que se classificou nas eliminatórias asiáticas, já os Estados Unidos se classificou somente na terceira colocação no torneio da Concacaf. Enquanto o quarto elemento do grupo não sai, fique de olho em Irã e Estados Unidos. As tensões entre os dois países no cenário internacional também podem ser um chamativo.   

Argentina e Polônia (Grupo C)

Esse será o duelo entre dois craques do futebol mundial: Lionel Messi e Robert Lewandowski. O argentino levou o prêmio Bola de Ouro pela revista France Football em novembro de 2021. Já o polonês do Bayern de Munique ganhou o troféu de melhor do mundo da Fifa, em janeiro deste ano. Arábia Saudita e México fecham o grupo. 

França e Dinamarca (Grupo D)

A atual campeã do mundo entrou em um grupo bastante acessível, com Dinamarca, Tunísia e o vencedor da repescagem entre Emirados Árabes, Austrália e Peru. A partida que mais chama a atenção é contra a Dinamarca, já que o selecionado do país nordico chegou na semifinal da Eurocopa 2021. Mbappe e companhia não devem ter vida fácil nesse confronto. 

Espanha e Alemanha (Grupo E) 

A seleção mais temida pelos cabeças de chave, a tetracampeã Alemanha, caiu no grupo com Espanha, Japão e o vencedor entre Costa Rica e Nova Zelândia. O confronto com os espanhóis é um dos mais aguardados de toda a primeira fase do torneio. Em 2020, no último encontro dos dois, a Espanha venceu por 6 a 0.

Bélgica x Croácia (Grupo F)

O confronto entre a Croácia, vice-campeã mundial em 2018, contra a Bélgica, terceira colocada naquela Copa, vai reunir dois times já bastante diferentes, mas com talentos indiscutíveis. Essa deve ser a última chance da geração belga que reúne talentos como Kevin De Bruyne, Eden Hazard e Romelu Lukaku ganhar o sonhado título. Do outro lado estará o melhor do mundo em 2018, Luka Modric, que pode fazer a diferença. Marrocos e a surpresa Canadá devem correr por fora.  

Brasil x Sérvia (Grupo G)

O Brasil não pegou um grupo dos mais fáceis nesse mundial. Sérvia e Suíça lideraram seus respectivos grupos nas eliminatórias europeias, fazendo com que Portugal e Itália tivessem que disputar a repescagem. As duas seleções também terminaram as eliminatórias de forma invicta, com os sérvios colecionando seis vitórias e dois empates e os suíços, cinco vitórias e três empates. A seleção de Camarões, que fecha o grupo, corre por fora por uma vaga. 

Portugal x Uruguai (Grupo H) 

Por fim, o grupo H promete ter uma boa disputa pelas vagas entre Portugal, Uruguai, Gana e Coreia do Sul. O confronto entre os europeus e os sul-americanos é um reencontro do jogo pelas oitavas de final pela Copa da Rússia, quando os uruguaios eliminaram os patrícios por 2 a 1.