Por Irene Wang

DOHA (Reuters) – O Japão já escreveu uma das melhores histórias da Copa do Mundo com vitórias sobre os ex-campeões Alemanha e Espanha, mas Takuma Asano diz que eles ainda não conseguiram nada.

O meia-atacante Asano marcou um brilhante gol da vitória no triunfo japonês sobre a Alemanha que deu início à campanha do Japão, mas que foi seguido por uma derrota contra a Costa Rica na segunda partida da fase de grupos.

Outra zebra contra a Espanha, porém, mandou o Japão para as oitavas de final como vencedor do grupo e marcou um encontro com a Croácia, finalista de 2018, no Estádio Al Janoub, na segunda-feira.

“Apesar de não termos vencido todos, acho que o mais importante é que conseguimos passar da fase de grupos”, disse Asano aos repórteres no campo de treinamento da equipe neste sábado.

“Agora eu comecei a sentir que está se tornando uma grande Copa do Mundo. Mas ainda não conseguimos nada, então, honestamente falando, acho que tudo começa a partir de agora.”

O meia-atacante Daichi Kamada começou os três jogos da fase de grupos e acredita que a classificação, apesar de a equipe ter caído no chamado “Grupo da Morte”, deu aos jogadores confiança para enfrentar e vencer os melhores da Europa.

“Conseguimos vencer os jogos em um grupo muito difícil e chegamos até aqui”, disse ele. “Avançamos para a próxima rodada como líder do grupo e a Croácia avançou como a segunda. É claro, eles têm muitos bons jogadores e são uma boa equipe”, disse.

“Mas nossa equipe também é ótima, por isso acho que temos uma grande chance de vencer. Espero que possamos lutar como um só e alcançar um bom resultado.”

Segunda-feira será o quarto confronto do Japão nas oitavas de final de uma Copa do Mundo, mas eles ainda não conseguiram superar esta fase do torneio.

Asano disse que melhorar esse histórico não é a extensão total de suas ambições.

“Acho que seria ótimo se pudéssemos fazer um avanço para as quartas de final que nunca alcançamos antes”, disse ele. “Mas é simplesmente um de nossos objetivos. Faremos nosso melhor desempenho para ganhar o próximo jogo.”

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIB209Q-BASEIMAGE