A Conmebol confirmou nesta segunda-feira (31) a realização da Copa América 2021 no Brasil. Inicialmente a competição sul-americana estava marcada para acontecer na Colômbia e na Argentina, mas o caos político na Colômbia impediu a realização do torneio no país e, na noite de domingo (30), a Argentina desistiu de sediar o torneio.

+ Dívida pública bruta do Brasil sobre PIB tem em abril maior queda desde 2010

O cancelamento na Argentina aconteceu após a recente explosão de casos da covid-19, e o Brasil, que ainda vive uma situação delicada, foi o país escolhido para sediar a competição, programada para acontecer entre os dias 13 de junho e 10 de julho. O torneio garante uma vaga na Copa das Confederações.

A Conmebol confirmou o Brasil como sede do torneio pelo Twitter:

“A Conmebol Copa América 2021 será disputada no Brasil! As datas de início e término do torneio estão confirmadas. Os locais e os jogos serão informados nas próximas horas. O torneio de seleções mais antigo do mundo fará vibrar todo o continente!”, escreveu a entidade no Twitter.

No dia 20 a Conmebol retirou o campeonato da Colômbia por conta dos confrontos e protestos contra a Reforma da Previdência proposta pelo governo nacional. Foi proposto que os jogos fossem adiados, mas a Conmebol rejeitou o pedido e anunciou que a Argentina assumiria sozinha a disputa.

Ontem, no entanto, o ministro do Interior da Argentina, Eduardo Pedro, anunciou que a situação da pandemia do coronavírus torna a realização da disputa “muito difícil” no país. No sábado (29), o governo argentino iniciou um período de nove dias de quarentena total, após chegar a uma média diária de 30 mil infecções e quase 500 mortes.