Giro

COP: Mourão cita atividades a serem exploradas na Amazônia, como exportação de água

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, mencionou nesta quinta-feira, 4, uma série de atividades que podem ser exploradas na Amazônia ao mesmo tempo em que mantêm a floresta em pé. A primeira que citou é o ecoturismo. “O potencial é fantástico, o que precisa é melhoria da infraestrutura para receber esse turista. Há alguns hotéis, mas é preciso ter divulgação e exploração maiores. O turista vai caminhar o dia inteiro na selva, mas precisa ter uma boa cama para dormir à noite”, disse.



Produtos típicos da região foram o segundo ramo citado pelo vice-presidente. Ele também destacou a mineração, mas ressaltando que é preciso preservar o ambiente. “Um exemplo é o da Vale, em Carajás, uma área totalmente preservada”, exemplificou em relação a uma área que é muito criticada por ativistas.

Mourão comentou ainda que existem muitas “perspectivas futuras”. “Há muitos lugares com crise de água, e temos água para dar e vender na Amazônia. Não duvido que a água será um dos produtos de exportação da floresta”, apostou.

Ele comentou que outro países acabaram depredando suas áreas quando o olhar do mundo era totalmente diferente do atual, que defende a importância de se manter a floresta intacta. “A Amazônia é um setor ainda a ser descoberto e explorado, mas tem que ser explorada sob o olhar do século XXI.”

Mourão é o presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal e participa do evento paralelo à Convenção do Clima (COP-26), o Pavilhão Brasil, que conta com stands em Brasília e em Glasgow (Escócia). O painel é organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022




Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto