São Paulo, 18 – A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), no sul de Minas, divulgará, no dia 26 de outubro (sábado), os melhores cafés da safra 2019 avaliados por meio do Programa Especialíssimo. No total, serão 50 cooperados selecionados (35 da categoria Natural e 15 na categoria Cereja Descascado), que concorrem a uma premiação total de R$ 190 mil.

O lote campeão do Especialíssimo receberá um prêmio no valor de R$ 25 mil. Os cafés selecionados farão parte do blend do Café Safra Especial 2019.

Para o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, o programa busca reconhecer e incentivar os cooperados na busca pelo aperfeiçoamento e melhoria constante no processo de produção do café.

O vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho, informou em comunicado que todo processo de classificação é feito às cegas e a identificação do lote só ocorre no momento do contato com o produtor.

“Na prova entre os pontos avaliados, os classificadores analisam atributos do café como acidez, doçura, corpo, balanço e retrogosto e aromas como frutados, enzimáticos, caramelados e florais. Além disso, consideramos as boas práticas de produção, atualização do CAR e fidelidade, já que buscamos estimular e premiar a qualidade na produção dos cooperados”, explicou Bachião Filho.