Em 1950, quando foi feita a primeira transmissão da televisão brasileira, bastavam apenas parcas imagens em movimento em preto e branco para conquistar a audiência. Hoje, elas são coloridas, digitais e em alta definição, mas cada vez fascinam menos. Aos 60 anos da televisão no Brasil, a internet e o computador, que desde 2007 vende mais do que as tevês, se transformaram em um rival de peso. Os fabricantes de aparelhos resolveram, então, usar uma velha máxima: se não pode com ele, junte-se a ele. Apesar de a tecnologia 3D estar na moda, a conexão à internet integrada aos televisores é a principal aposta de médio e longo prazo das empresas do setor para transformar o controle remoto em um mouse. Mas será que desta vez a união entre tevê e internet vai decolar? 

 

Há alguns indícios de que pela primeira vez esse casamento, tentado há vários anos, pode dar certo. O gigante de internet Google promete para o final do ano um aparelho desenvolvido pela Sony. A Apple renovou seu aparelho que faz integração do computador com a tela do televisor e passou a oferecer acesso, nos EUA, a aluguel de filmes direto da web. Os principais fabricantes de televisão presentes no Brasil estão lançando no mercado modelos com o recurso disponível.

 

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Luciano Bottura, da sony: todas as tevês vendidas no Brasil têm recurso de acesso à internet

 

Todas as tevês da Sony, por exemplo, já saem de fábrica com a possibilidade de o usuário se conectar à internet. Samsung, LG e Panasonic também aderiram a este filão. Em outubro, será a vez da Philips. “É um movimento que veio para ficar”, afirma José Calazans, analista de mídia do Ibope Nielsen Online. “Seu crescimento está diretamente ligado ao aumento do acesso à banda larga e do número de parceiros de conteúdo das fabricantes.” 

 

É verdade. Desde o final da década de 70, tenta-se desenvolver uma forma mais interativa de assistir à televisão. Mas ela nunca vingou. O sucesso é limitado por uma série de fatores, como a qualidade da conexão à web e a ausência de conteúdo específico. Agora, essas barreiras estão se rompendo. 

 

Os modelos de tevês vendidos no mercado brasileiro chegam às mãos dos consumidores com acesso a determinados sites, como YouTube, TerraTV, UOL Mais, Skype, Picasa e Twitter, além de previsão do tempo. O problema é que ainda não dá para navegar fora desses limites, pois os aparelhos não vêm com os navegadores de internet que funcionam nos computadores. Para ter uma boa definição, o consumidor ainda precisa de uma conexão mínima de 2 Mbps.

 

Há outras barreiras a vencer. A Sony, cujos 25 modelos têm acesso à internet, revela que apenas 20% dos consumidores que compram um aparelho com essa função acessam a internet. “É uma tecnologia nova e o consumidor ainda conhece pouco os seus benefícios”, diz Luciano Bottura, gerente de televisores da Sony Brasil. 

 

Mesmo nos Estados Unidos, a adesão ainda é relativamente baixa. Cerca de 5% dos domicílios possuem aparelhos com o recurso ativo. Em 2015, serão pelo menos 35%, de acordo com dados da empresa de pesquisa Forrester Research. Esses números não levam em conta consoles de videogames que podem se conectar à web, como o Xbox 360, da Microsoft, e o PlayStation 3, da Sony. 

 

Mas o que leva os consumidores a usarem suas tevês para acessar a internet? Pesquisa mundial da LG revelou que 69% das pessoas afirmam preferir assistir a vídeos na web à programação tradicional. O motivo? A liberdade de escolher o que e quando assistir, revelou o relatório da empresa coreana.

 

 

A evolução dos televisores

 

A constante, porém lenta, evolução dos televisores se intensificou nos últimos anos

 

1950 – Primeira transmissão de televisão no Brasil

 

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1951 – A Semp, hoje Semp Toshiba, fabrica a primeira tevê branco e preto do País

 

1963 – As primeiras tevês em cores importadas chegam ao Brasil

 

1980 - Os videocassetes invadem o Brasil e mudam a relação com a tevê

 

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1998 - A Philips aposenta a tevê de tubo e apresenta o primeiro modelo de tela fina

 

2000 – Semp Toshiba lança primeiro televisor no Brasil para imagens em alta definição

 

2007 - Sistema de tevê digital estreia no Brasil 

 

2010 - Internet na tevê e tecnologia 3D são as grandes apostas dos fabricantes

 

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