O presidente Jair Bolsonaro começou esta quinta-feira (19) com um post no Twitter em que critica o isolamento social e defende o tratamento precoce contra a covid-19.

A postagem ocorre um dia depois de o Ministério da Saúde publicar e apagar dois comentários na rede social nos quais enfatizou a necessidade de isolamento social e disse não haver remédio contra a doença causada pelo novo coronavírus.

Em seu post, Bolsonaro afirmou para os pacientes não esperarem a falta de ar para procurar um médico. Ele também elogiou os trabalhadores do campo, por não aderirem ao “fiquem em casa”.

A orientação de não ir aos hospitais com sintomas leves foi feita pelo ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e corroborada por diversos outros cientistas, que declaravam que a prática só ajudaria a lotar hospitais e saturar a oferta de leitos no país.

O presidente sugere desde o início da pandemia o uso precoce do remédio hidroxicloroquina. Também são utilizados como remédios profiláticos ou na fase inicial da doença os medicamentos azitromicina e ivermectina.