O que começou com um ‘hobby’ deu frutos e se tornou um site com 9 milhões de page views. Essa é a história do portal O Vício, idealizado pelo empreendedor e ‘nerd’ Miguel Oliveira e voltado para a cultura geek. Criado em 2011, o site cresceu e hoje conta com 6 milhões de usuários. Além disso, a marca ganhou dois novos produtos: uma editora e um site direcionado para games, o Overplay.

De acordo com Oliveira, no início, o site era composto por listas de indicações, discussões sobre quais quadrinhos poderiam ser transformados em filmes e reviews dos filmes já lançados. Atualmente, o portal tem mais seis profissionais.

“Eu ainda estava na faculdade de Direito e trabalhava trazendo games internacionais para o Brasil. Comecei a escrever por hobby, sempre gostei do tema e tinha uma coleção de quadrinhos. O início do site casou com o começo do universo cinematográfico da Marvel, quando o espaço para esse tipo de publicação cresceu”, explica Oliveira.

+ Aposta da Netflix em videogames vai exigir tempo e dinheiro, dizem analistas

Contrariando alguns setores que tiveram meses difíceis durante a pandemia, o site cresceu 40% em acessos diários. Durante este período, o site começou a investir em um canal no YouTube. Com 78 mil inscritos, o canal ajuda na monetização do site e já conta com vídeos com mais de 1 milhão de visualizações, como o produzido sobre a série febre do momento na Netflix, Round 6.

“Hoje, monetizamos com indicações em parcerias com e-commerces, como a Amazon e a Editora Panini. A publicidade nativa do site também contribui com a receita e agora incluímos o canal do YouTube. Desde 2019 o site já se paga, e com isso conseguimos ter a equipe totalmente focada”, conta o fundador.

Além disso, o site Overplay, voltado para o mundo dos games, já  tem 100 mil usuários.

Editora

Com esse crescimento, o fundador vai lançar a Editora O Vício. A primeira publicação é uma parceria com a PlayStation, da Sony, para um quadrinho digital da franquia de games Horizon Zero Dawn. 

“Atualmente, ser geek e nerd virou algo legal, se popularizou. Antes as pessoas não gostavam tanto desse universo, não tinha espaço para discutir sobre ele até com familiares. Demorou um pouco para o site se pagar, mas valeu a pena o esforço. Para o futuro, queremos lançar mais quadrinhos de games e e-books com dicas de como acompanhar cada franquia”, finaliza Oliveira.

Para saber mais, visite os sites do portal O Vício e Overplay.