Giro

Conta de luz pode subir até 30% em 2022, diz estudo

Crédito: Pexels/Pixabay

Mesmo com as bandeiras tarifárias, a arrecadação não tem suprido todos os custos (Crédito: Pexels/Pixabay)



O forte período de seca que o Brasil vive atualmente – o maior em 90 anos – tem impactado diretamente nas contas de luz. Segundo estimativas da TR Soluções, empresa de tecnologia aplicada ao Setor Elétrico, a falta de chuva deve causar uma alta de 19% nas contas de luz nos próximos meses. Desse total, 12 pontos percentuais são relativos à alta de custos relacionada à seca.

Devido a seca, o acionamento de usinas térmicas teve de ser feito em diversas regiões do país, para dar conta da demanda por energia. Essas usinas, entretanto, possuem custos maiores. Por isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou a cobrança de uma taxa extra na conta de luz, a chamada bandeira tarifária.

+Conta de luz: Tarifa social de energia vai dobrar número de beneficiados, diz jornal

O grande problema é que mesmo com o aumento das contas, com as bandeiras tarifárias, a arrecadação não tem suprido todos os custos. Por isso, segundo cálculos da TR Soluções, algumas regiões do país podem ter que lidar com uma alta de mais de 30% nas contas em 2022.



O reajuste acumulado para o consumidor, neste ano, já chega a 7%. Vale destacar que, no ano passado, não houve aplicação da bandeira tarifária, por causa da pandemia de Covid-19. Somente em 2021 a ANeel decidiu colocar em vigor as bandeiras tarifárias amarela, vermelha patamar 1 e vermelha patamar 2.

Apesar de ter ajudado nas contas, o aumento nas contas de luz deste ano não foram suficientes para recuperar as contas. Em setembro deste ano, o déficit nas contas de energia elétrica já era de R$ 9,87 bilhões, segundo dados da TR Soluções.








Tópicos

2 via conta de luz cpfl 2 via conta de luz edp 2 via conta de luz enel abastecimento elétrico Aneel aumento aumento da conta de luz bandeira tarifária bandeira vermelha bandeira vermelha 2 bandeira vermelha patamar 2 CDE CE Chuveiro elétrico Como cadastrar a conta de luz em baixa renda? Como cadastrar o NIS para tarifa social? Como calcular a conta de luz Enel? Como é gerada a energia do nosso país? Como é gerada energia? como economizar a luz? Como economizar energia Como faz eletricidade? Como faz energia elétrica? Como funciona a conta de energia? Como puxar conta de luz pelo CPF? Como se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica? Como tirar 2 via da conta de luz? Como tirar 2 via de conta de luz? consultar conta de luz pelo cpf conta Conta de Desenvolvimento Energético conta de luz conta de luz aumentou conta de luz muito alta conta de luz online Conta de luz vai aumentar créditos futuros crise de água crise elétrica crise hídrica Economia de energia Enel Enel Brasil energia Energia elétrica falta de água Fonte de energia hidrelétrica ICMS Luz Matriz energética Ministério de Minas e Energia ministro da Economia Paulo Guedes ministro de Minas e Energia o que é bandeira tarifária? O que é energia elétrica exemplo? O que é preciso para gerar energia elétrica? O que é uma crise hídrica? O que mais gasta energia? por que a conta de luz tá tão cara? Quais são as causas para essa crise hídrica atual? Quais são os tipos de energia elétrica? Quanto vai aumentar a conta de luz? Quanto vai aumentar a luz? Quem tem direito a tarifa social de energia elétrica? quem tem direito à tarifa social? reajuste conta de luz rge conta de luz segunda via conta de luz segunda via da conta de luz segunda via de conta de luz atrasada tarifa social tarifa social de energia elétrica Tipos de energia