Com o reajuste do preço da conta de luz é preciso ficar atento a algumas medidas para reduzir o consumo e evitar gastos desnecessários. O chuveiro elétrico é um dos principais vilões da conta de energia.

A potência dos chuveiros geralmente é muito alta, chegando a 7000 W. Especialistas recomendam usar o chuveiro em posições mais econômicas e diminuir o tempo do banho. Optar por aquecedor solar para a água nas instalações da casa e chuveiros a gás também são boas soluções.

+ Conta de luz mais cara: confira algumas medidas para economizar energia

“No inverno, sem dúvida, o chuveiro elétrico gasta muita energia. O ideal é reduzir o tempo no banho”, orienta o engenheiro eletricista Tiago Nascimento.

A potência dos chuveiros domésticos varia de 4000 W a 7000 W. Para ter ideia do quanto se gasta no banho, basta fazer a seguinte conta: dividir o valor da potência por 1000. Depois, multiplicar o resultado pelo número de horas de uso do chuveiro, obtendo o consumo em kWh. Esse resultado deve ser calculado com o valor da tarifa, que foi reajustada para R$ 9,49 para cada 100 quilowatts-hora (kWh).