A seca enfrentada no Brasil colocou o consumidores e governo em estado de alerta em relação ao fornecimento de energia elétrica. Além do medo de apagão, os brasileiros estão sentindo no bolso o impacto da bandeira vermelha.

Para incentivar a redução no consumo de energia, o governo está criando um programa que dará incentivos a clientes residenciais e pequenos comércios que reduzirem, de forma voluntária, o consumo de eletricidade.

+ Governo quer definir em até 2 dias bônus a quem economizar energia, diz ministro

De acordo com o Extra,  ganharia um desconto nas contas de luz quem diminuir o consumo em pelo menos 10%. O bônus na tarifa deve valer até uma redução de 20% — acima disso não haveria benefícios.

O valor do desconto ainda está sendo analisado pelos técnicos do Ministério de Minas e Energia. A princípio o governo trabalhava com a perspectiva de um bônus de R$ 1 por cada kilowatt-hora (kWh) do volume de energia acima da meta de 10%. O valor, no entanto, foi considerado muito oneroso para o sistema elétrico e o desconto final será menor, conforme o Extra.

Em períodos de seca, e consequente baixa nos níveis dos reservatórios, é necessário captar energia de outros tipos de usina, como as termelétricas, que é mais cara. Por isso, quando as termelétricas são acionadas, o custo da geração de energia aumenta e a bandeira tarifária muda.