Um levantamento feito pelo Rabobank indicou que durante a pandemia o brasileiro seguiu comprando café mesmo com o fechamento das cafeterias e do aumento no preço da bebida. A demanda doméstica avançou 1,4% na safra de 2020/2021 (outubro a setembro), totalizando 21,4 milhões de sacas.

A projeção para o próximo ciclo é de aumento de 0,5% (mesmo valor registrado na safra 2019/2020), com 21,5 milhões de sacas negociadas.

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Com uma reconfiguração feita na força, uma vez que a pandemia da covid-19 impôs o fechamento das lojas em todo o País, as vendas online foram responsáveis por abastecer os estoques dos consumidores em casa.

Antes da pandemia, as vendas online eram responsáveis por 8,3% das vendas, saltando para 65,5% no primeiro ano da pandemia em comparação com ao ano anterior, segundo o estudo enviado ao jornal Valor Econômico.

Para o Rabobank, foi exatamente essa reconfiguração do café bebido em casa que evitou uma queda expressiva na demanda do mercado, sobretudo no auge da crise da covid-19, com lockdowns espalhados pelo Brasil.

Ainda assim, 14,4% das cafeteiras foram fechadas nestes meses de pandemia.