Os consumidores de telefonia celular, pré e pós-paga, se mostraram os mais satisfeitos com as suas prestadoras durante 2021. Já os consumidores de banda larga fixa foram os que se mostraram menos satisfeitos, dentre os serviços analisados pela Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A pesquisa, que entrevistou 82 mil consumidores de todo o Brasil entre julho e dezembro passados, constatou uma média de pontuação nacional de 7,82 para telefonia celular pré-paga e 7,39 para telefonia celular pós-paga. Nos serviços fixos as médias foram: telefonia 7,37; TV por assinatura 7,37; e banda larga fixa 6,88. A nota máxima que poderia ser obtida era dez, enquanto a menor, zero. Quanto mais próximo de dez, mais satisfeito o consumidor com o serviço.

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Na banda larga fixa, a qualidade do funcionamento é o aspecto com maior influência na satisfação do consumidor. Já a qualidade do atendimento telefônico desempenha papel importante para explicar a satisfação dos consumidores principalmente na telefonia fixa. A qualidade da informação ao consumidor também é uma dimensão relevante em quatro dos cinco serviços pesquisados.

Notas das operadoras

Na média nacional, a Claro teve a nota de satisfação mais alta nos serviços móveis. A Unifique teve as notas nacionais mais altas nos serviços de TV por assinatura e telefonia fixa e dividiu com a Brisanet a mesma posição no serviço de banda larga fixa. A seguir, confira as médias por operadoras: