A partir desta quinta-feira (22), um conselho externo começará a fazer a supervisão de conteúdo publicado no Facebook.  Com o novo sistema, usuários da rede social poderão questionar a remoção de conteúdos.

De acordo com TechCrunch, o novo sistema levará algumas das moderações de conteúdo da plataforma a um novo grupo chamado Facebook Oversight Board, que tomará decisões e influenciará precedentes sobre que tipo de conteúdo deve ou não ser permitido.

+ Facebook apresenta novo tradutor para 100 idiomas
+ Facebook e Instagram retiram 2,2 milhões de anúncios antes das eleições nos EUA

Cada mudança de política de plataforma recomendada pelo conselho de supervisão será enviada ao Facebook, que vai revisar a orientação e decidir quais alterações vai fazer.

As decisões de casos específicos do conselho permanecerão, mas isso não significa que elas serão usadas pela rede social de um modo geral.

Segundo o TechCrhunc, o Facebook diz que está comprometido em fazer cumprir as decisões do conselho sobre peças individuais de conteúdo e em considerar cuidadosamente e responder de forma transparente a quaisquer recomendações de políticas.

Qualquer pessoa que apelou das decisões elegíveis de moderação de conteúdo do Facebook e Instagram e já passou pelo processo de apelação receberá uma um aviso que poderá levar ao site do Oversight Board para enviar seu caso.

O conselho decidirá quais queixas considerar, usando uma combinação de casos apelados por usuários e os que Facebook enviará em sua direção.