Por Elizabeth Culliford

(Reuters) – Usuários do Facebook agora poderão pedir ao conselho de supervisão independente da empresa para decidir sobre o conteúdo que foi deixado na plataforma, bem como o que foi retirado, em uma expansão importante do escopo do conselho.

O conselho foi criado pelo Facebook em resposta às reclamações de seu manuseio de conteúdo problemático, mas foi criticado por pesquisadores e grupos de direitos civis por sua competência limitada.

Antes dessa mudança, os usuários do Facebook e Instagram que haviam esgotado o processo de apelação podiam enviar casos de conteúdo removido para o conselho, mas apenas a própria empresa poderia solicitar que o conselho revisse o conteúdo deixado no site.

Nas próximas semanas, o conselho de supervisão também deve decidir se mantém a suspensão indefinida do Facebook do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, imposta após o motim de 6 de janeiro no Capitólio.

As decisões do conselho, que são vinculativas e podem anular as decisões da maior empresa de mídia social do mundo e do CEO Mark Zuckerberg, lidam apenas com uma pequena parte das decisões de conteúdo do Facebook. O conselho também pode recomendar mudanças de política, mas o Facebook não precisa colocar as mesmas em prática.

O conselho disse em uma publicação de blog que recebeu mais de 300.000 apelações de usuários desde a abertura de suas portas em outubro. Seu site informa que já decidiu sete casos, anunciando o primeiro em janeiro.

O conselho disse que a nova opção estava sendo lançada a partir de terça-feira e estaria disponível para todos os usuários nas próximas semanas.

(Reportagem de Elizabeth Culliford)

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