De acordo com os dados, a disposição dos empresários brasileiros de “salvar o planeta” diminui em 22 pontos percentuais, saindo de 84% das companhias entrevistadas por aqui, em 2008, para 62%, em 2011. A pesquisa ouviu 11 mil corporações de 39 países. Outra constatação é que, para 80% das empresas, os investimentos em responsabilidade social têm por objetivo melhorar sua imagem perante a opinião pública. Apesar disso, o Brasil desfruta de uma posição favorável no geral: 

35.jpg

 

Inovação 

 

A vez do avião elétrico

 

Os europeus continuam na dianteira quando o tema é combustível limpo para aviação. Depois do bioquerosene, o mais novo projeto da Eads, companhia que controla a Airbus, é o VoltAir (foto). Equipada com dois motores elétricos supercondutores, a aeronave carrega até 70 passageiros. A tecnologia deverá ser adotada em escala comercial a partir de 2035. Trata-se de um grande competidor do bioquerosene, atualmente em fase de teste, por empresas de biotecnologia da Europa e dos Estados Unidos. 

 

36.jpg

 

 

 

Design 

 

Um corte no desperdício

 

Ideias simples podem ajudar a combater problemas estruturais. Uma boa amostra disso é a tomada criada pelo designer chinês Gonglue Jiang: a Switch Plug (foto). Graças ao botão que permite cortar a corrente elétrica, a engenhoca evita gasto de energia quando os aparelhos eletrônicos estão em stand-by. Não há prazo para o produto chegar ao mercado.

 

37.jpg

 

 

Construção

 

O fim do entulho?

 

A Caixa Econômica Federal vai apostar na reciclagem dos entulhos de obras. Para isso, lançará mão dos recursos de seu Fundo Socioambiental no apoio à gestão desse material. Cada projeto aprovado receberá até R$ 1,2 milhão. Hoje, quase 70% dos resíduos urbanos resultam de obras civis. 

 

38.jpg

 

 

 

Investimento

 

O efeito do clima

 

O impacto causado por ocorrências de catástrofes naturais, como a erupção do vulcão Puyehue, no Chile, começa a ser incluído no cardápio das gestoras de fundos de investimentos. É isso que mostra a Pesquisa de Investidores Globais sobre Mudanças Climáticas, que entrevistou executivos de 46 empresas cujos ativos totalizam U$ 12 trilhões. Acompanhe:

 

39.jpg

 

 

 

Empresas do Bem

 

Esporte

 

A jogada da EDP

 

O grupo EDP Brasil, empresa energética comandada por Antonio Pita de Abreu, definiu como prioridade na área social a tabelinha com ONGs na área de esporte. Para isso, dispõe de R$ 1,4 milhão para financiar projetos destinados a crianças e jovens carentes em São Paulo, Espírito Santo e Tocantins.

 

40.jpg

 

 

 

Ecologia

 

Ganhos da Libra

 

Sugestões feitas pelos funcionários do grupo Libra, que opera um terminal de contêineres no porto de Santos (foto), possibilitaram reduzir custos e melhorar a performance ambiental do grupo. Apenas com a reciclagem dos filtros de óleo usados em suas máquinas, o terminal deixou de gerar 70,5 toneladas de resíduos perigosos. 

 

41.jpg