Para utilizar o Pix, meio de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central, é preciso cadastrar uma chave. Entre os dados permitidos para esse cadastro estão o CPF, e-mail e telefone. No entanto, alguns usuários não gostam de compartilhar suas informações e para isso existe a chave aleatória.

O sistema cria uma sequência alfanumérica, formada por letras, números e símbolos, aleatoriamente. Essas chaves podem ser usadas em várias transações, sem que o usuário precise criar uma nova a cada transferência. Para aqueles que preferirem, é possível excluir a chave e criar um novo código.

+ Está usando o Pix para paquerar? Veja os cuidados necessários com os seus dados

A chave aleatória oferece mais privacidade e segurança aos dados do usuário. Isso porque, ao fazer uma transferência, o sistema mostra o nome completo do titular da conta vinculada e partes da chave. Se sua chave for o CPF, fica mais fácil para que criminosos virtuais busquem seus dados.

Como criar uma chave aleatória

Para criar uma chave aleatória, basta entrar no aplicativo do seu banco ou plataforma de pagamento que ofereça cadastro Pix. No mesmo campo para cadastrar suas chaves tradicionais, será oferecida a opção “Chave Aleatória”. Agora, é só copiar o código criado pelo sistema e compartilhar com o contato.