Ciência

Conheça os sintomas da variante indiana (Delta)

Crédito: Pixabay

Pesquisadores indicam que o principal sintoma da variante indiana é a dor de cabeça (Crédito: Pixabay)

À medida que a variante indiana espalha-se pelo Reino Unido, novos estudos científicos mapeiam as diferenças entre essa cepa (chamada de Delta pela OMS) e outras variantes do coronavírus. Pesquisadores apontam que os sintomas mais comuns causados pela nova cepa são mais associados a um “forte resfriado”.

Em vez da febre, tosse e perda de olfato ou paladar, como se costumava observar na origem do Sars-Cov-2, a variante Delta causa sobretudo dores de cabeça, dor de garganta, coriza e também febre. Os dados foram coletados pelo aplicativo Zoe Covid, usado por mais de 4 milhões de pessoas, e analisados pela equipe de Tim Spector, professor de epidemiologia da King’s College London.

+ Cientista chinesa no centro de polêmica sobre covid nega vazamento em laboratório

+ A apoiadores, Bolsonaro defende redução de propaganda sobre covid-19



“A covid tem atuado de maneira diferente agora. Pessoas podem pensar que pegaram apenas um resfriado sazonal e continuarem a sair. Analisamos os dados desde o começo de maio, e os sintomas não são mais os mesmos que eram. Então, o sintoma número um da nova variante é a dor de cabeça”, afirmou Spector ao jornal inglês The Guardian.

Dados indicam que a variante indiana é pelo menos 40% mais transmissível e que pode apresentar até o dobro de risco de internação. Ela também torna as vacinas menos eficazes, sobretudo após apenas uma dose.

Ainda segundo o jornal, os casos de Covid-19 no Reino Unido têm aumentado bastante na população não vacinada, principalmente na faixa etária entre 20 e 29 anos, seguido por menores de idade.

Diante da nova ameaça, o primeiro-ministro Boris Johnson anunciou um adiamento para o fim do isolamento social, antes prevista para o dia 21 de junho.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

astrazeneca coágulos astrazeneca efeitos colaterais astrazeneca eficácia boris johnson butanvac Cepa cepa indiana Como é a variante indiana? como é o novo nome da variante de manaus coronavírus coronavírus Brasil coronavírus quantas cepas covid covid infectados brasil covid infectados mundo Covid-19 crise sanitária Delta dor de cabeça dor de garganta efeitos colaterai vacina eficacia coronavac eficácia coronavac variante indiana eficácia pfizer eficácia pfizer primeira dose eficácia segunda dose eficacia vacina Oxford fiocruz eficácia fiocruz produção fiocruz vacina Foi liberado a vacina para maiores de 18 anos? imunização ativa e passiva imunização de rebanho imunização SP infectados EUA covid O que é a variante P4 da Covid-19? pandemia pfizer efeitos adversos pfizer segunda dose principais sintomas da covid Principais sintomas variante coronavírus Quais os sintomas da nova cepa de coronavírus? quais vacinas estão sendo aplicadas no brasil quais variantes já chegaram no Brasil? qual a diferença da variante delta para a indiana? Qual a diferença das cepas de coronavírus qual a diferença? Qual é a nova variante da Índia? quando vão liberar a Butanvac quantas vacinas Butantan Que comorbidade pode vacinar? Quem pode se vacinar SP? Reino Unido segunda dose coronavac sintomas Sintomas cepa indiana sintomas covid-19 Sintomas de covic Sintomas variante Sintomas variante Delta vacina balanço mundo vacina efeitos adversos vacina eficácia vacina mortes vacina mortos brasil vacina mortos mundo vacina oms variante variante amazônica beta variante delta variante delta e beta variante indiana brasil variante indiana covid variante indiana letalidade variante indiana risco variante Manaus variante tanzania Zoe Covid