Giro

Você sabe o que vestir quando a pandemia acabar? Conheça os 7 estilos universais

Crédito: Reprodução/Pexels

Sabe aquela velha máxima de que a sua roupa diz ao mundo quem você é? Sim, é a mais pura verdade! E por isso achamos a moda tão fascinante. (Crédito: Reprodução/Pexels)

Com a pandemia, o isolamento social e o home-office, muita gente perdeu o costume de se arrumar todos os dias para sair para o trabalho ou evento social. Quando o isolamento acabar e a vida começar a voltar ao normal, precisaremos retomar esse hábito e ter umas dicas de moda sempre ajuda a saber o que se vestir.

Precursoras da Consultoria de Imagem e Estilo, Alyce Parsons e Mimi Dorsey elaboraram no livro Style Source a teoria dos 7 estilos universais que é hoje amplamente difundida e utilizada por personal stylists de todo o mundo.



+ “Estou muito empolgada”: Inglaterra reabre pubs, lojas e cabeleireiros

Você sabia que existem 7 estilos universais? E que a sua imagem é formada pela mistura de 2 a 3 destes estilos? A teoria cruza comportamentos e personalidades com preferências relacionadas ao vestuário estabelecendo padrões que nos levam aos 7 estilos universais. Conheça esses estilos e quais você se identifica mais.

Os 7 estilos universais são o Natural Esportivo, Tradicional, Refinado, Romântico, Criativo, Sexy e Dramático Urbano. Cada um dos 7 estilos possui peças chaves características e transmitem uma mensagem diferente para o mundo.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Sabe aquela velha máxima de que a sua roupa diz ao mundo quem você é? Sim, é a mais pura verdade! E por isso achamos a moda tão fascinante. E se você pensa que no trabalho ela se resume ao básico paletó e gravata, ou à calça escura e camisa azul clara, enganou-se,

Não é a moda de passarela e das tendências que mudam todos os dias e sim a moda de rua, a moda das pessoas, a moda que serve como auto expressão. A moda que faz com que você se identifique com certas peças e as curta bastante, porque elas são a mais alta expressão de algo que você se identifica muito.


Além disso, sempre temos um estilo que é o nosso estilo predominante. Este estilo predominante muitas vezes tem a ver com a nossa essência, com a nossa personalidade. E ele costuma ficar presente em nossa imagem durante toda a vida. Num ambiente profissional, isso é muito importante.

Os outros dois estilos, chamamos de estilos secundários e eles podem se intensificar ou não dependendo do momento de vida que a pessoa está vivendo.

Natural/ Esportivo
O estilo Natural ou Esportivo é também conhecido como estilo básico. O visual é despojado e prático.
Mulheres deste estilo geralmente gostam de cores neutras e alegres. As listras e o xadrez estão entre as estampas prediletas. Gostam de roupas práticas e casuais, de modelagem básica, confortáveis e leves.

A palavra de ordem é conforto, mulheres deste estilo preferem sapatos baixos e roupas soltas no corpo com tecidos macios.

Transmitem uma imagem alegre e despretensiosa. Algumas peças chaves do estilo são o jeans, a malha, as mochilas, as rasteirinhas e sandálias anabella a jaqueta jeans e o tênis.

Tradicional
O estilo Tradicional, é o estilo das mulheres que gostam de roupas formais, com linhas retas e poucos detalhes.

Buscam sempre peças de excelente qualidade, bom caimento, duráveis e principalmente discretas. Gostam de cores como vinho e creme, e as estampas prediletas são as mais tradicionais como risca de giz, espinha de peixe, xadrez “príncipe de gales” entre outras. Transmitem uma imagem conservadora e séria. Algumas peças chaves do estilo são o blazer, a calça social, os sapatos fechados estilo mocassim ou scarpin e blusas sem decote.

Refinado
O estilo Refinado é o mais elegante dos 7 estilos universais. As peças são clássicas e de caimento perfeito, porém modernas com detalhes sofisticados e luxuosos.

Mulheres deste estilo buscam sempre a harmonia total em suas produções e investem em estampas discretas, priorizando desenhos da própria trama do tecido, como os jacquards.

Transmitem uma imagem de sucesso e segurança. Algumas peças chaves do estilo são peças de alfaiataria, blazer de corte moderno (ex: sem lapela), jeans premium, blusas de seda ou outros tecidos nobres, salto alto e delicado, acessórios com cara de joias e vestidos transpassados.

Romântico
O estilo Romântico mostra uma mulher feminina, leve e doce. As peças são soltas e fluidas no corpo, como saias rodadas e blusas com pregas. Outros detalhes como babados, rendas, bordados e laços estão presentes no vestuário das românticas.

Elas adoram tons claros e pastéis, estampas florais ou que remetem ao universo infantil como bolinhas, borboleta, gatinho, coração entre outras.

Algumas peças chaves do estilo são o vestido longo e fluido, a saia rodada, o vestido de cintura alta, as sapatilhas e acessórios delicados e discretos.

Sexy
O estilo Sexy revela uma mulher forte, poderosa e que gosta de valorizar o corpo. As roupas são geralmente clean, porém justas e com decotes acentuados, fendas ou recortes. Mulheres deste estilo gostam de um salto alto fino e de chamar a atenção para partes estratégicas. Adoram estampas de onça, zebra e cobra, e as cores vermelho, verde esmeralda, azul, roxo e preto.

As principais peças chave do estilo são sapato de salto agulha, óculos de sol grande e marcante, blusas decotadas ou com transparências, jeans justos e saias curtas ou justas.

Dramático Urbano
Mulheres do estilo Dramático/Urbano adoram a cor preta e abusam também do contraste de claro com escuro. Usam poucos acessórios, porém de design arrojado. Gostam de explorar referências geométricas e contemporâneas com peças com volumes exagerados ou adoram um visual propositadamente largado e rebelde.

Transmitem uma imagem ultra moderna e de uma mulher de personalidade marcante. As peças chave deste estilo são jeans destroyed, blusas e casacos volumosos e/ou com gola alta, jaqueta de couro, peças estruturadas e de design marcante, coturno e outros sapatos pesados.

Criativo
O estilo criativo que costuma ser caracterizado pela mistura de todos os outros 6 estilos universais. É o estilo das mulheres que sabem criar produções ousadas, misturando peças-chave de estilos bem diferentes. Adoram sobreposições, mistura de elementos diferentes, cores e texturas, toques étnicos e peças vintage.

Este estilo transmite a imagem de uma mulher original e independente que cria a própria moda. Não existem peças chave exclusivas deste estilo. A mulher criativa mistura peças chave de estilos bem diferentes na mesma produção, de forma harmônica e criando um visual único e exclusivo.