O armazenamento na nuvem é hoje uma das melhores soluções para manter seguros e ao alcance rápido fotografias, vídeos, documentos importantes, contatos, entre muitos outros arquivos. Em qualquer lugar, com recurso à Internet, é garantido que você tem uma cópia de tudo aquilo que é importante, no momento em você que precisa.

Adequados ao consumidor final e a pequenas empresas, esses 5 serviços cloud de qualidade e gratuitos podem dar conta do recado neste ano.

+ WhatsApp vai bloquear contas de quem usa aplicativos piratas

pCloud
O pCloud oferece 10 GB gratuitos. Além disso, conta não só com planos por inscrição como também com planos vitalícios, algo que pode ser muito interessante considerando o médio/longo prazo.

O pCloud é um serviço Cloud no verdadeiro sentido da palavra. Ou seja, em vez de se tratar de um serviço de sincronização de pastas, como é o Dropbox ou o Mega, trata-se de um serviço em que você acessa diretamente o conteúdo na nuvem a partir de uma partição virtual, sem necessidade de o ter disponível localmente.

Pode ainda fazer compartilhamento de diferentes modos. Um deles, é o convite de um usuário para acessar à sua pasta. Todas as pastas compartilhadas ficarão listadas devidamente, para que nunca perca o que tem compartilhado e com quem, sendo possível fazer essa gestão a qualquer momento. Também suporta a funcionalidade de cofre digital por um custo adicional.

Mega
O serviço Mega é dos que mais oferece gratuitamente, oferecendo logo 50 GB gratuitos de armazenamento na Cloud, o que faz dele uma proposta bastante interessante. Está disponível para as principais plataformas, como Windows, Mac, Linux e também tem aplicações móveis para Android e iOS.

O acesso ao serviço e o compartilhamento de arquivos, por exemplo, poderão ser encriptados através de senha. Por falar em segurança, o MEGA garante a proteção contra a perda de dados causada por um ataque de ransomware.

O serviço permite a sincronização de pastas entre dispositivos. Além disso, conta com funcionalidades colaborativas ideais para esta fase de trabalho à distância entre pequenas empresas, grupos de trabalho ou mesmo turmas da escola.

Icedrive
O serviço de cloud icedrive oferece 10 GB gratuitos. É uma solução moderna que permite não só fazer o armazenamento, como compartilhar arquivos e até trabalhar de forma colaborativa.

O icedrive é uma solução de armazenamento compatível com a Twofish Encryption, ou seja, tudo é encriptado no lado do cliente. Dessa forma, não haverá a possibilidade de distinguir o que quer que seja do lado do servidor.

Outra particularidade prende-se com o fato de permitir transmitir conteúdos multimédia, facilmente, para outras pessoas.

Google Drive
A solução da Google é uma das mais populares e que oferece, principalmente, grande praticidade na utilização. Os 15 GB de espaço gratuito na cloud que oferece é, no entanto, compartilhado entre os vários serviços. As suas apps colaborativas como o Google Docs, por exemplo, são uma vantagem acrescida para os utilizadores.

Além do armazenamento de documentos, e-mail e quaisquer outros arquivos, o espaço ainda é partilhado com o Google Fotos. Para quem estava habituado a ter todo o backup das fotos do smartphone neste serviço de forma gratuita e ilimitada, lembre-se que esta vantagem vai terminar a 1 de julho.

Yandex.Disk
Por fim, sugerimos a Yandex Disk. É um serviço cloud que permite aos usuários armazenar arquivos em servidores cloud e compartilhá-los com outras pessoas.

E porque o Google está a acabando com o armazenamento gratuito para o Fotos, O Yandex poderá ser a solução para guardar as suas fotos gratuitamente, na resolução original. Trata-se, de fato, de uma característica muito apetecível nestes serviços, até porque o nosso smartphone está sempre no bolso, pronto a disparar o obturador. Mas atenção, o armazenamento gratuito é apenas para fotos, não para vídeos.

Assim como o Mega, é um dos que disponibiliza maior armazenamento, contando com 50 GB. Permite ainda utilizar as ferramentas Microsoft Office online, sem a necessidade de as ter de instalar no computador.

Está disponível para Windows, macOS e também Linux. Para quem os 50 GB não forem suficientes, tem disponíveis planos de assinatura.