Tecnologia

Conheça o TikTok, o app de vídeos com mais de um bilhão de downloads

Aplicativo voltado para vídeos de humor registra crescimento constante e já ocupa a terceira colocação dos mais baixados da App Store

Conheça o TikTok, o app de vídeos com mais de um bilhão de downloads

O aplicativo de vídeos TikTok ultrapassou a barreira de um bilhão de downloads e já ocupa o terceiro lugar na lista dos mais baixados da App Store, atrás somente do YouTube e Instagram. Apenas em janeiro, o app da empresa chinesa ByteDance foi baixado mais de 71 milhões de vezes para os sistemas iOS e Android, segundo dados da Sensor Tower.

A contínua ascensão mostra o potencial do TikTok para se consolidar como uma das grandes ferramentas de interação social. O app permite a gravação e compartilhamento de vídeos com até 60 segundos, sendo que grande parte do material é voltada ao humor, com foco em dublagens de músicas e coreografias.

O crescimento do TitkTok teve início em 2017, após a fusão com o aplicativo de música Musical.ly, em um negócio estimado em US$ 1 bilhão. Agora, a ByteDance busca formas de lucrar com a ferramenta. Uma delas é a compra de “presentes” de usuários durante uma transmissão ao vivo. Estima-se que essa ferramenta já tenha rendido US$ 70 milhões ao app.

Facebook e Instagram ainda lideram o mercado, mas o constante crescimento mostra que o TikTok está cada vez mais perto dos concorrentes. De acordo com a Senso Tower, o aplicativo de vídeos teve 663 milhões de downloads em 2018, contra 771 milhões do Facebook e 444 milhões do Instagram.

Rivalidade com Facebook

Intimado pelo novo app, o Facebook lançou o Lasso, uma ferramenta semelhante ao TikTok para vídeos curtos. Porém, os dados de downloads mostram que a concorrência não afetou o app chinês. Ainda de acordo com os números da Senso Tower, o TikTok foi baixado 39,6 milhões nos Estados Unidos desde novembro, enquanto o Lasso somou 70 mil novos downloads.