No Japão, o aplicativo Line é o mais popular para interações. Além de mensagens, o Line tem uma série de recursos como sistema de pagamentos, feed de publicações, games e stickers. A plataforma foi criada em 2011 em meio ao terremoto seguido de tsunami. São mais de 86 milhões de usuários ativos no país, informa o portal G1.

Em 2011, ano do tsunami que deixou cerca de 20 mil mortos, as redes de telefonia do Japão foram comprometidas. Funcionários da empresa NHM, da área de internet, criaram a plataforma que podia fazer ligações e mandar mensagens por meio de smartphones. A ideia foi dar um meio de comunicação, via internet e celular, para a população se manter conectada a parentes durante as emergências.

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No início era apenas um mensageiro, depois novos serviços foram agregados. Os recursos atuais incluem curadoria de notícias, consultas médicas on-line, central de pagamentos, streaming de música e espaço para empregos. Uma marca registrada do Line é a variedade de figurinhas, os stickers, para serem usadas nas conversas. O Line também faz sucesso na Tailândia e Taiwan. O app está presente no Brasil, com versão em português, mas os serviços são limitados. Para baixar o aplicativo, acesse o site.