Geral

Conheça o avião supersônico silencioso da Nasa

Crédito: Reprodução/NASA

Esse avião voará a quase o dobro da velocidade de cruzeiro de um jato comercial. Mas conseguirá manter o ruído da aeronave baixo (Crédito: Reprodução/NASA)

Atualmente, as aeronaves comerciais não podem voar mais rápido do que a velocidade do som sobre a terra. O problema são os estrondos sônicos (ruídos altos e assustadores) que causam para os que estão no solo. Mas a Nasa está trabalhando para contornar esse obstáculo. Seu avião X-59 Quiet SuperSonic Technology foi projetado para voar mais rápido do que a velocidade do som sem produzir estrondos sônicos.

Esse avião experimental voará a quase o dobro da velocidade de cruzeiro de um jato comercial. Mas conseguirá manter o ruído da aeronave baixo para um “baque sônico” silencioso – ou mesmo nenhum som – conforme ouvido no solo quando o avião passa em velocidades supersônicas.

+ Nasa adia novo lançamento teste de espaçonave da Boeing

Para ter certeza de que o projeto do avião X-59 funcionará dentro dos limites de ruído esperados, a Nasa trabalha em colaboração com a empresa aeronáutica Lockheed Martin. O objetivo é criar um grande banco de dados de simulações computacionais de dinâmica de fluidos a fim de verificar o desempenho supersônico da aeronave. O banco de dados incluirá simulações para todas as combinações possíveis das configurações que um piloto usa para controlar a aeronave e as condições de voo que podem ser encontradas durante o voo.



A aeronave está em construção na Lockheed Martin Skunk Works, em Palmdale, Califórnia, e é projetada para voar a aproximadamente 660 mph ao nível do mar, sem causar um estrondo sônico incômodo para as pessoas em solo.

Para isso, a Nasa trabalhará com as comunidades dos EUA, procurando entender sua resposta ao som da aeronave e fornecer esses dados aos reguladores, o que poderia mudar as regras que atualmente proíbem o voo supersônico sobre a terra, reduzindo o tempo de viagem pela metade para viajantes aéreos em um futuro próximo.

A imagem acima mostra um momento de simulação computacional de dinâmica de fluidos do conceito da aeronave X-59 durante o voo supersônico.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago