Muitos de nós pegamos a bandeja de frutas durante o período de festas em uma tentativa desesperada de compensar toda aquela fartura de comida das ceias.

A maçã, por exemplo, ajuda a emagrecer porque faz você se sentir mais satisfeito por mais tempo do que outros lanches. E não é a única fruta com benefícios ocultos além de ser saborosa e com poucas calorias.

+ O que acontece com seu corpo quando você come maçã todos os dias?
+ Preços dos alimentos devem dar trégua a partir do segundo trimestre

Conheça os benefícios que essas diversas frutas podem trazer para sua vida.

Maçãs: Não retire a casca porque é onde encontrará a pectina – uma fibra solúvel que regula as bactérias no intestino. Isso, por sua vez, ajuda a controlar o ganho de peso.

Amora: Ajuda na memória graças à presença de antioxidantes antocianinas, que também combatem as doenças cardiovasculares.

Cerejas: Colocar uma cereja por cima é uma guloseima que também faz bem. É repleto de antioxidantes, vitaminas, nutrientes, fibras e fitoquímicos que protegem suas células.

Tâmaras: Cheio de nutrientes, essa fruta ajudará a satisfazer seu apetite por comida e também aumenta a libido. Só não abuse de muitos, pois eles não são isentos de calorias.

Figo: Esta fruta é altamente alcalina e rica em potássio, o que ajuda a controlar a pressão arterial.

Toranja: Famoso no café da manhã é conhecido por reduzir os níveis do hormônio insulina e também cortar o risco de diabetes.

Melão: Um grande sucesso em pratos de sobremesa, também pode reduzir a gravidade das fraturas. É carregado com vitaminas B e K, bem como magnésio, que são bons para os ossos.

Jaca: Popular entre os veganos, esta fruta do tipo figo pode crescer até um metro de comprimento, não tem colesterol e é baixa em calorias, mas rica em fibras.

Kiwis: Repletas de vitaminas – incluindo K, que, além de ser boa para os ossos, ajuda a cicatrizar feridas. O kiwi também tem alto teor de carboidratos, mas poucas calorias.

Limão: Diz-se que colocar uma rodela de limão na água ajuda a perder peso, pois acelera o metabolismo.

Manga: Esses favoritos tropicais mostraram reduzir a constipação e a inflamação no intestino.

Nectarina: Assim como os pêssegos, contêm beta-caroteno e pigmentos de luteína, além de vitamina C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Laranja: Os cientistas acreditam que uma laranja por dia pode ajudar a manter o oculista longe, graças ao seu conteúdo de flavonóides. Um estudo sugeriu que poderia haver uma redução de 60 por cento no risco de deterioração da sua visão.

Pêssegos: são embalados com vitamina C para manter a pele saudável e apoiar a fertilidade.

Marmelo: O folclore há muito proclama as propriedades medicinais dessa fruta sem gordura. Diz-se que acalma as condições intestinais e alivia as náuseas durante a gravidez.

Framboesa: Uma cobertura generosa sobre seus cereais pode reduzir o risco de artrite, câncer e diabetes.

Morango: Considerados afrodisíacos, os morangos também há muito são associados a uma boa digestão e pele saudável.

Tangerina: Suas raspas podem prevenir alguns tipos de câncer e a própria fruta ajuda a manter as artérias limpas, descobriram os cientistas.

Ugli: É chamada assim porque sua pele é áspera e enrugada, esta fruta jamaicana é um híbrido natural de toranja e tangerina. Livre de gordura e cheio de vitamina C.

Goji berry: Contém ferro, bem como vitaminas A e C, e é considerado calmante.