Neste setembro, o Brasil chega ao seu 18º mês de isolamento social devido à pandemia da Covid-19. Além das mais de 590 mil mortes, a crise sanitária trouxe outros números dignos de vergonha nacional como a redução da empregabilidade de representantes de grupos minorizados como mulheres e negros. De acordo com dados do IBGE, o primeiro trimestre deste ano registra um nível de desocupação de 17,9% entre mulheres contra 12,2% entre os homens. Já no recorte racial, os brancos têm o menor índice de desocupação com 11,9%, percentual que cresce para 18,6% entre pretos e 16,9% entre pardos.

Angela Merkel na opinião de outros líderes mundiais

A corrida por boas práticas ESG (ambiental, social e governança), no entanto, começa a ser revertida em ações com impactos efetivos na vida cotidiana do cidadão brasileiro. Uma mudança já a caminho da consolidação é a abertura de vagas voltadas exclusivamente a membros da comunidade LGBTQIA+, mulheres e negros. Dentre as marcas com vagas afirmativas estão Magazine Luiza, Solar Coca-Cola, Itaú e Unidas.

MAGAZINE LUIZA

Pioneira ao lançar o programa trainee para negros em 2020, o Magazine Luiza acaba de anunciar a segunda edição do projeto. O número de vagas, porém, está em aberto. A empresa anunciou que deve ficar entre 10 e 30 posições. Para participar, é necessário ter curso superior em qualquer área de conhecimento concluído entre dezembro de 2018 e dezembro de 2021. O salário passa de R$ 6 mil, mais benefícios.

SOLAR COCA-COLA

Segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil, a Solar Coca-Cola está com 150 vagas abertas exclusivamente para mulheres nos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe. A iniciativa faz parte do movimento #EuIncluo, criado pela companhia para aumentar a presença e o protagonismo feminino em todas as áreas da empresa. Na lista de oportunidades há vagas para coordenadora de Recursos Humanos, engenheira de Segurança do Trabalho, motorista de entrega, auxiliar de entrega, promotora de vendas, analista de marketing, manobrista, entre outras.

ITAÚ

Após o encerramento do programa de contratação de desenvolvedores trans no início do mês, o Itaú segue com diversas vagas abertas para minorias. No site do 99 jobs, talentos negros podem se inscrever para posições exclusivas em áreas como tecnologia, varejo, marketing, finanças e jurídico.

UNIDAS

Uma das maiores locadoras de veículos do Brasil, a Unidas recebe inscrições para seu Programa Estágio em Tecnologia Unidas 2021 – 100% para Mulheres até dia 8 de outubro. A empresa sediada em Belo Horizonte (MG) procura talentos para as áreas de Infra, onde a candidata irá desenvolver soluções integradas de acordo com as necessidades do negócio, garantindo a performance e segurança de dados; de Security, cuja responsabilidade é proteger todos os dados e informações da companhia, atuando de acordo com as melhores práticas da LGPD e de compliance; e de DEV, para o desenvolvimento de sistemas e novas features utilizando metodologias ágeis, além de criação de mecanismos de monitoração e de controle de desempenho.