Os computadores não são nada sem os acessórios, ou periféricos. Isso se confirma com dados do mercado global de periféricos, que chegou ao valor de US$ 407,1 bilhões em 2021 e deve alcançar US$ 1,1 trilhão até 2028, segundo relatório da SkyQuest. Para acompanhar essa onda de crescimento, a Logitech prepara no Brasil um conjunto de lançamentos com o foco em expandir a atuação com públicos diferentes, como o feminino, e melhorar o home office para todos.

A empresa baseada na Suíça, com faturamento global em 2022 de US$ 5,4 bilhões, chegou ao Brasil em 2011 e desde então vem expandindo seu portfólio no País, tanto através do segmento gamer quanto no chamado público convencional, atuando com o consumidor final e também diretamente com empresas. “Nossa aposta para este ano é criar essa sintonia entre o mundo híbrido e o escritório“, disse à DINHEIRO Jairo Rozenblit, presidente da Logitech Brasil. A empresa acaba de lançar nacionalmente uma linha focada nesse objetivo.

O trabalho a distância é uma herança da pandemia e, assim como algumas empresas entenderam a necessidade de melhorar seus equipamentos e também os de seus colaboradores, o movimento deve se expandir junto ao aumento de instituições que adotam o modelo de trabalho totalmente a distância e o híbrido. Para atender a essa nova demanda, a companhia investiu em pesquisas com mais de 3 mil trabalhadores remotos para entender as suas condições de trabalho. O resultado foi um mix de queixas que variavam de iluminação ruim com ângulos de câmeras desfavoráveis a som de baixa qualidade dos alto-falantes de seus laptops. A partir dessas informações, foram lançados produtos que visam atender essas dores: as webcams da Linha Brio, com os modelos 300 e 500, teclados e mouses sem fio, como o combo MK470, e duas opções de headset, o Zone 100 e o H390 (fones de ouvido que possuem um microfone acoplado).

A perícia da marca em fabricar produtos de qualidade e referência para o público gamer é também utilizada na nova linha para home office e escritórios, utilizando tecnologias como a conexão wireless 2,4 Ghz, que não atribui latência ao uso do produto, diferentemente dos casos onde a conexão é realizada por bluetooth. Além disso, os dispositivos sem fio são os queridinhos do momento, sendo estimado que haja pelo menos 7 bilhões deles no mundo. “Queremos que as pessoas consigam ter o mesmo desempenho em casa e no escritório”, afirmou Rozenblit. Além dessa linha de periféricos, a empresa também anunciou um novo mouse ergonômico e o Scribe, que consiste em uma câmera para gravação de slides e lousas em aulas, palestras e reuniões a distância.

GAMER NA BASE As novas linhas da Logitech buscam trazer o padrão já encontrado nos produtos gamers, como qualidade de som, vídeo e ergonomia para o público do home office. (Crédito:Divulgação)

AJUSTES Os lançamentos são uma resposta para enfrentar o novo momento de ajustes no mercado da tecnologia. A Logitech também teve seu período de demissões, em junho do ano passado, quando cortou 13% do quadro, correspondendo a 450 funcionários globalmente e, no último trimestre de 2022, teve queda de 22% no faturamento global, alcançando US$ 1,27 bilhão em receita. Mesmo assim, o CEO se mantém otimista e diz que o cenário da empresa no Brasil está longe de se assemelhar com o quadro global apresentado — a empresa não divulga os resultados locais. Sobre a nova linha para o trabalho em casa, o executivo afirma que a perspectiva também é ótima e rendeu um aumento nas previsões da companhia devido a uma forte procura no mercado. “Tivemos aceitação muito boa, acima do que esperávamos das novas linhas”, afirmou.

Além do novo grupo de produtos com foco no teletrabalho, a Logitech também está expandindo para outros públicos com a apresentação da linha Aurora, com foco principal nas consumidoras — mas também deve atingir o consumidor que aprecia um bom design de produto. “Tem uma grande parcela dos gamers que são mulheres e a gente precisa atender esse grupo.” Os mouses, teclados e headsets apresentados foram desenvolvidos junto a diversos designers do mundo da moda e entregam uma gama de cores e escolhas de formatos mais interessantes.

Para o CEO, a perspectiva é de nacionalmente o ano ser de bons resultados, mesmo com o momento econômico conturbado, com recente troca de governo. Segundo Bracken Darrell, presidente-executivo da Logitech, a crise atual reflete a situação econômica global mais difícil, mas ele espera que os gastos dos consumidores aumentem novamente. “Isso é temporário e [o hábito de consumo] acabará voltando”, disse Darrel em janeiro, em uma entrevista à agência de notícias Reuters.