O Congresso da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), um encontro-chave sobre biodiversidade, será realizado em setembro de 2021 em Marselha (sudeste francês), após ter sido adiado devido à pandemia.

Este congresso é uma reunião internacional realizada a cada quatro anos entre governos, ONGs e especialistas, com o objetivo de coordenar os planos de conservação dos ecossistemas. Serve também para atualizar a “lista vermelha” das espécies ameaçadas.

O Congresso estava inicialmente previsto para junho de 2020 mas foi adiado para janeiro de 2021, antes de ser adiado novamente.

O governo francês e os organizadores anunciaram nesta terça-feira (15) as novas datas, entre 3 e 11 de setembro. A assembleia de seus países-membros para a tomada de decisões será realizada entre 8 e 10.

“O mundo reconhece cada vez mais o vínculo inseparável entre a conservação da biodiversidade e o bem-estar econômico e humano, uma conexão que a pandemia da covid-19 tornou ainda mais visível”, destacaram a UICN e o governo francês em um comunicado conjunto.

O Congresso também deve impulsionar a 15ª reunião do Convênio da ONU sobre Diversidade Biológica, a COP15, que terá como objetivo estabelecer um plano mundial para proteger e restaurar os ecossistemas até 2050.

Esta reunião, inicialmente prevista para outubro de 2020 em Kunming (China), também foi adiada devido à pandemia e está prevista para outubro de 2021.