Giro

Congresso analisa veto do presidente à distribuição de absorventes nesta terça (7)

Crédito: Divulgação - Agência Senado

Veto parcial à criação do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual causou grande manifestação da sociedade (Crédito: Divulgação - Agência Senado)

O Congresso Nacional reúne-se em sessão conjunta nesta terça-feira (7) para deliberar sobre vetos do presidente Jair Bolsonaro em diversos projetos de lei, entre eles o que prevê a distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda.



+ Governo paulista lança programa para combater a pobreza menstrual

Um dos vetos parciais que causou grande manifestação da sociedade foi o relativo à criação do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual (Lei 14.214, de 2021), que previa distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes de baixa renda e pessoas em situação de rua, conforme destaca a Agência Senado.

O presidente Bolsonaro vetou seis trechos da proposição sob argumentos de falta de previsão de fontes de custeio e incompatibilidade com a autonomia dos estabelecimentos de ensino.

À época, a autora do projeto de lei aprovado no Congresso, a deputada Marília Arraes (PT-PE) afirmou que a decisão do presidente de vetar o projeto teve cunho político, e não restrições legais, como o chefe do Executivo alegou.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



Para se derrubar os vetos de Bolsonaro, é preciso coletar 257 votos de deputados e 41 de senadores a favor dessa proposta. Dessa forma, a proposta original é restabelecida.

LDO

Também está na pauta do Congresso nessa terça-feira (7), os vetos à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define regras para a elaboração do Orçamento de 2022.

Além de vetar o fundo especial de R$ 5,7 bilhões para o financiamento das eleições do ano que vem, o Palácio do Planalto decidiu barrar itens que previam recursos para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. A Lei 14.194, de 2021, foi publicada com mais de 40 dispositivos vetados.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto